Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Webconferência internacional debate obra de Fernando Pessoa

Webconferência internacional debate obra de Fernando Pessoa

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 07h04

Tela exposta na Casa Fernando Pessoa (Lisboa - Portugal) Foto: Alberto Costa

O Programa “Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática”, vinculado ao Departamento de Desenvolvimento Cultural e ao Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, estabeleceu parceria internacional para realizar a Webconferência “Álvaro de Campos, poeta e engenheiro Neoarabista”, que acontecerá no dia 28 de junho, às 14h30, no laboratório de informática do Departamento de Tecnologia da Informação da UFTM - DTI, localizado na Rua do Carmo, 143, no Bairro Abadia.

A Webconferência será proferida pelo professor Fabrizio Boscaglia, da Universidade Lusófona - ULHT / Universidade de Lisboa, e abordará um aspecto original e pouco estudado da obra de Fernando Pessoa, dentro da programação do curso “Ponto, Reta & Curva”. "Trata-se da presença  da cultura arábico-islâmica na sua obra, conforme o próprio Pessoa reflete por volta de 1916, quando o grande autor português descreve o legado da Península Ibérica islâmica (al-Andalus, 711-1492) na sua própria obra", relata o professor Fabrizio Boscaglia, o palestrante.

"Nos escritos, especialmente em textos de filosofia estética que sugerem uma possível leitura inédita da obra do heterônimo Álvaro de Campos. O heterônimo engenheiro, "nascido" na região de Portugal, que mais do que as outras herdou traços culturais do al-Andalus, poderá ser o autor fictício que, mais do que os outros, expressa características estéticas que o seu "demiurgo" descreve como tipicamente árabes, destaca Fabrizio.

São abertas 20 vagas, e as inscrições devem ser feitas acessando o formulário on-line.