Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Primeiro Encontro de Botânica de Uberaba acontece dia 7 de maio
Extensão Universitária

Primeiro Encontro de Botânica de Uberaba acontece dia 7 de maio

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 08h25

O Herbário Federal do Triângulo Mineiro foi inaugurado no ano de 2018, na Unidade da III UFTM na Univerdecidade, como resultado de uma parceria entre a Universidade, o IFTM, o Ministério Público Federal e o Estadual. Aproveitando a recente inauguração, a UFTM, IFTM e a Uniube, que oferecem cursos na área de conhecimento das Ciências Biológicas, Agrárias, Farmacêuticas e afins,  uniram-se para criar o I Encontro de Botânica de Uberaba, a fim de divulgar a importância de um herbário na região, além das ações que este pode subsidiar, participar ou promover. O evento será realizado no dia 7 de maio, a partir das 8 horas, no auditório Safira, no prédio da Reitoria. Trata-se, portanto, de um encontro para futuras parcerias e execução de projetos pelo herbário.

A programação prevê mesas-redondas, palestra e minicursos sobre temas relacionados à história, importância, gestão e aplicações dos herbários. As mesas-redondas abordarão os seguintes temas: "A importância público-privada para o conhecimento científico", "Herbários Brasileiros: história, importância, desafios e situação atual" e "Coleções de herbários: conhecimento e conservação da flora". A palestra tem como título "Vidas e paisagens do Cerrado na visão dos naturalistas do séc. XIX" e três serão os minicursos: "Métodos fitossociológicos"; "Sobrevivência e segurança no campo" e "As flores e seus amores: Uma abordagem coevolutiva sobre a Biologia da Polinização".

Discentes e docentes das instituições parceiras, bem como o público externo às universidades podem participar e se inscreverem até o dia 26 de abril, na Cantina da UFTM na Univerdecidade, das 18 às 21 horas, com a técnica do herbário. Há necessidade de preenchimento prévio de um formulário eletrônico no link: https://forms.gle/cDUv6MHFbL59GWX99 . Para mais informações entrar em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. As vagas são limitadas.