Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de arborização busca voluntários para plantio e manutenção das mudas

Projeto de arborização busca voluntários para plantio e manutenção das mudas

Publicado: Sexta, 18 de Janeiro de 2019, 17h15

Alunos do LeCampo fizeram o plantio de 60 mudas

Um grupo de professores e técnicos administrativos da UFTM, coordenados pela professora Ana Paula Milla desenvolvem projeto intitulado "Arborização do Campus Univerdecidade" que visa plantar dezenas de árvores na Unidade Univerdecidade, convida voluntários a aderirem às ações de plantio e manutenção das mudas.

Iniciado em 2015, o projeto de arborização nas unidades da UFTM na Univerdecidade começou com o plantio de trepadeiras (jade, sapatinho de judia) na área da Biblioteca Setorial, do jardim e pomar em torno do Restaurante Universitário, das árvores frutíferas no ICTE 1 e das árvores para sombreamento e paisagismo no estacionamento. De 2015 a 2017, o plantio também aconteceu por ocasião de diferentes eventos e datas comemorativas, como o dia da Árvore.

Escoteiros participaram do projeto em 2018

Mais de 1.660 mudas de diferentes espécies de árvores como jacarandá-mimoso, acácias, sapucaia, oiti, flamboaiã, ipês, sibipiruna, canafístula, jatobá, dentre outras, foram plantadas, de 2018 até o início de 2019, com a colaboração de cerca de 250 alunos do ensino básico e médio das escolas de Uberaba, além de acadêmicos, servidores e escoteiros. "Plantamos no caminho que leva do ICTE 1 para o 2, nos estacionamentos, além de repor algumas mudas plantadas anteriormente", informa o servidor Leonardo Silveira, voluntário no projeto.

No último dia 15 de janeiro, o projeto realizou um novo plantio com a participação dos alunos do primeiro período do curso de Licenciatura em Educação do Campo. A iniciativa surgiu na disciplina de Educação de Jovens e Adultos, ministrada pelo professor  Alberto Costa que viu uma oportunidade de colocar em prática alguns conhecimentos ensinados em sala de aula.  Os alunos do LeCampo plantaram um total de 60 mudas.

Segundo a professora Patrícia Diniz, do curso de Engenharia Ambiental, a atividade pretende não somente arborizar o campus como também sensibilizar a população sobre a necessidade de termos ambientes naturais inseridos nos espaços urbanos.

Novos plantios estão programados para o início da estação de chuvas no segundo semestre. Os interessados em ajudar com os plantios ou com a manutenção das mudas podem encaminhar e-mail para a professora Patrícia - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..