Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM é a 8ª instituição de ensino mais sustentável do Brasil, conforme ranking UI Green Metric

Publicado: Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 15h38

A UFTM ficou em 8º lugar dentre as instituições de ensino brasileiras no Green Metric, sistema de classificação de iniciativa da Universidade da Indonésia em que os resultados refletem os esforços da implementação de políticas e programas sustentáveis. Dentre as universidades federais brasileiras, a UFTM figura em terceiro lugar

A professora Bruna Coelho, do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE foi a responsável pela associação da UFTM na rede UI Green Metric durante o “II National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2018”, promovido pela USP, em São Paulo, e pelos gestores do ranking para incentivar a utilização dessa ferramenta. Na ocasião, a aluna Luma Carvalho Scannavino, do curso de Engenharia Ambiental, apresentou a proposta do seu trabalho de conclusão de curso intitulada "Avaliação de Sustentabilidade da UFTM como o uso do UI GreenMetric", cujo objetivo era viabilizar a submissão da UFTM a esse ranking.

Em 2018 participaram 719 instituições de todo o mundo, sendo 25 brasileiras. No resultado geral, a UFTM conquistou a 310ª posição. O ranking completo encontra-se disponível em: http://greenmetric.ui.ac.id/

Sobre o GreenMetric: Utilizando critérios e metodologias fáceis de preencher, criou-se um questionário a partir do qual é possível, além de fornecer dados sobre indicadores-chave, recebe comentários das universidades participantes sobre possíveis aprimoramentos. Para participar do ranking, solicita-se para as universidades interessadas o fornecimento de dados numéricos sobre critérios que mostram seu compromisso com políticas sustentáveis. Os critérios são informações básicas, tais como infraestrutura, energia, transporte, resíduos, água e educação. Após o preenchimento e envio do questionário, calculam-se as pontuações e disponibilizam-se as classificações resultantes. Anualmente é divulgado um ranking com a colocação das universidades que optaram pela submissão, de forma que os resultados possibilitam rápidas comparações entre as instituições em diversos quesitos, atraindo o interesse delas em tomar medidas para melhorar a sustentabilidade, consequentemente, conquistar um lugar melhor no ranking.

Equipe responsável pela associação da UFTM na rede UI Green Metric - Professora Bruna Coelho, aluna Luma Carvalho Scannavino e Ana Luísa Curado do Serviço de Planejamento Sustentável da UFTM
Foto: Arquivo pessoal - Luma Carvalho Scannavino