Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM é selecionada no Programa Brafagri da Capes

UFTM é selecionada no Programa Brafagri da Capes

Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 10h01

A partir do ano que vem, alunos do curso de Engenharia de Alimentos da UFTM poderão se candidatar a intercâmbio com universidades francesas. O projeto “Nova rede de cooperação franco-brasileira para excelência na formação de Engenheiros de Alimentos”, elaborado em parceria entre a UFTM e a Universidade Federal de Viçosa - UFV, foi aprovado para o Programa BRAFAGRI, Brasil França Agricultura, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

O projeto foi inscrito no processo seletivo do edital do BRAFAGRI que foi publicado com o objetivo de fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior brasileiras e francesas e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes, nos termos do convênio assinado entre a CAPES e a Direction Générale de l'Enseignement et de La Recherche du Ministère de l'Agriculture et de l’Alimentation – DGER/MAP.

Os projetos selecionados são de parcerias universitárias nas áreas de ciências agronômicas, agro-alimentares e veterinária, disciplinas correlatas, exclusivamente em nível de graduação.

De acordo com a professora Emiliane Araújo Naves, professora do curso de Engenharia de Alimentos e coordenadora do projeto na UFTM, a UFV já possuía o convênio e conseguiu renová-lo acrescentando a parceria com a UFTM. São três universidades francesas participantes: AgroCampus Ouest, AgroParisTech e Universidade de Lorraine. “O aluno terá bolsa por um ano. A previsão é de que a seleção de alunos aconteça em março ou abril de 2019, para que em julho esteja com tudo pronto, em termos de documentação, e assim começar o segundo semestre na França”, explicou Emiliane.

O professor Wendell Meira, coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM intermediou o contato com o diretor de relações internacionais da UFV. “A aprovação da inclusão da UFTM no Programa Brafagri representa um grande avanço das ações de cooperação com instituições francesas, a partir do momento que abre oportunidade aos acadêmicos de cursos que até então não participavam de programas como este. Particularmente neste caso, a Assessoria de Cooperação Internacional participou na captação de parceiros, na intermediação de contatos entre os representantes das instituições envolvidas e na tramitação de documentos essenciais a submissão do projeto”, informou Wendell.

“Acredito que a internacionalização é uma grande oportunidade para nossos alunos, por oferecer aos estudantes uma experiência profissional em instituições de excelência no exterior. Além da complementação do conhecimento, o aluno aprende uma língua diferente e vivencia uma nova cultura”, concluiu Emiliane.