Ensino, Pesquisa e Extensão

UFTM abre a 4ª Jiepe

Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 10h50

A 4ª Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFTM começou ontem à noite, no auditório Esmeralda, no prédio da Reitoria. A Jiepe é uma realização conjunta das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, de Extensão Universitária, de Ensino e do Hospital de Clínicas (Gerência de Ensino e Pesquisa - GEP).

A Jornada Integrada tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas, atividades de extensão e programas do ensino com vista a estimular o processo educativo por meio da integração ensino, pesquisa e extensão.

Durante a abertura, houve uma apresentação musical de alunos da Universidade, organizada pelo Centro Cultural. Depois, o professor Ederaldo José Lopes, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, ministrou uma palestra na Conferência de abertura sobre “Diversidade”, tema da Jiepe deste ano.

Trabalhos

As apresentações de trabalhos na Jornada acontecem hoje e amanhã no Centro Educacional. Os resumos são exibidos por slides nas salas de aula, durante a explanação dos alunos.

Na Área de Ensino, são 111 trabalhos de Uberaba e 4 de Iturama. São os resultados dos trabalhos desenvolvidos dentro do Programa de Monitoria, do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), além dos projetos de ensino que estão sendo desenvolvidos na UFTM e fora da Instituição.

No âmbito da Iniciação Científica, 358 trabalhos de Uberaba e 10 de Iturama. São apresentados os resultados finais dos projetos de pesquisa de todos os discentes vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica com bolsa (PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, BIC/FAPEMIG, PIBIC/UFTM, Projeto Integrado à Pesquisa – PIP, BIC Júnior/FAPEMIG e CNPq) e ao Programa Institucional de Iniciação Científica sem bolsa.

Em relação às atividades extensionistas, são 142 resumos de Uberaba e 12 de Iturama. São todos os programas e projetos registrados no ano, inclusive as atividades contempladas pelos programas de bolsa institucional e bolsas externas, como PIBEX, PROEXT/MEC/SESu e Extensão com interface com a pesquisa da FAPEMIG. Assim, os docentes e discentes submetem suas produções extensionistas nas diferentes áreas temáticas da extensão, a saber: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia & Produção e Trabalho.

Em 2018, a Jiepe incorporou a apresentação de resultados de projetos cadastrados na Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital de Clínicas da UFTM. Ao todo, são 7 trabalhos.

Mais programação

Amanhã, no último dia da Jiepe em Uberaba, também haverá uma apresentação cultural às 8h30, no auditório Esmeralda, de alunos da UFTM. Depois, às 9h30, mesa-redonda “Unidiversidade: caminhos para diálogos possíveis”.

A partir das 9 horas, começam as atividades na cidade, em Peirópolis e Iturama do Dia C da Ciência, promovido na UFTM. O Dia C é uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (COPROPI) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Corresponde à quarta-feira da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Brasileira.

O objetivo do Dia C é realizar nesta data atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.

A Jiepe em Iturama acontecerá no dia 18 de outubro. A abertura será a partir das 13 horas, na Unidade 1, com uma breve solenidade no hall dos laboratórios. Depois começam as apresentações de trabalhos.

Todos os resumos serão publicados nos anais da Jiepe, no portal da UFTM. Ao final da Jornada, serão divulgados os 20 melhores trabalhos apresentados.

Fotos: Elioenai Amuy e Marco Clemente/UFTM