Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Adido do consulado canadense visita a UFTM
Internacionalização

Adido do consulado canadense visita a UFTM

Publicado: Quarta, 02 de Maio de 2018, 11h19

Franz Brandenberger, adido de cooperação internacional do consulado do Canadá em Belo Horizonte, visitou a UFTM hoje de manhã com o objetivo de estreitar os laços do governo canadense com instituições de ensino do Brasil. Ele se reuniu no Prédio da Reitoria com a reitora Ana Lúcia de Assis Simões e com o professor Wendell Meira, coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional - ACI, encontro que foi acompanhado por videoconferência pelo coordenador do curso de Agronomia em Iturama, professor Helder Barbosa Paulino.

O contato inicial foi feito pelo próprio consulado com a  ACI, solicitando a visita com foco na área de ciências agrárias. Na primeira visita do consulado, ele apresentou um mapa da educação superior no Canadá e possibilidades de intercâmbio. O país tem 110 universidades, todas particulares e de alto padrão de ensino. O adido explicou que as maiores instituições de ensino superior, que cobrem todas as áreas do saber, têm assentos limitados, uma dificuldade particular para oferecimento de vagas de intercâmbio. Segundo ele, as universidades menores têm maior probabilidade de fechar acordo de cooperação internacional, por terem maior interesse em áreas específicas e de excelência. Também mencionou dois programas de bolsa do governo canadense, opções de financiamento em um eventual intercâmbio.

A presença do representante do governo canadense foi oportuna para somar contatos com novos intermediadores. “Reforça os trabalhos que fazemos por meio da Assessoria de Cooperação Internacional de buscar acordos e parcerias com o Canadá para possibilitar a estudantes, professores e, eventualmente, servidores, a oportunidade de buscar aprimoramento nos estudos, no sentido de internacionalizar a UFTM”, comentou a reitora.

O adido indicou ao professor Wendell um representante para apoiar o acesso da UFTM às instituições canadenses no evento internacional de encontro de educadores do NAFSA - Association of International Educators, que será realizado no final de maio de 2018, na Filadélfia, Estados Unidos.

Fotos: L.Adolfo/UFTM