Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Santa Casa doa prédio do Centro de Reabilitação e terreno anexo à UFTM

Santa Casa doa prédio do Centro de Reabilitação e terreno anexo à UFTM

Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2018, 15h00

A Santa Casa de Misericórdia de Uberaba doou o prédio do Centro de Reabilitação e o terreno anexo à Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A escritura pública de doação plena foi assinada hoje de manhã, no Prédio da Reitoria da UFTM, pelo professor Nilson de Camargos Roso, provedor da Santa Casa, e pela reitora da Universidade, Ana Lúcia de Assis Simões, na presença do escrevente autorizado do cartório de registro civil e notas. Também estiveram presentes o vice-reitor, Luiz Fernando dos Santos Anjo, e a chefe de gabinete, Irani Rosa Nunes.

O conselho da Santa Casa aprovou a doação em dezembro de 2016. Para obedecer aos princípios da legalidade, de organizar a regularização documental, o processo até a assinatura levou mais de um ano. “Hoje está sendo consolidado. Nada mais justo que a Universidade assumisse de fato porque ela já vinha conduzindo o atendimento. Agora vai ser proprietária desses dois imóveis. A tendência é que aconteçam melhorias, porque para o terreno anexo existem projetos de expansão de fisioterapia. Nós sabemos que na Instituição as pessoas têm dedicação a esta área, então eu acredito que é mais uma janela que se abre para o bem estar da comunidade”, afirmou Nilson Roso.

A Santa Casa incumbiu-se de arcar com todas as despesas cartoriais, visto que a UFTM não tinha orçamento previsto para o gasto. “A UFTM acolhe com muito carinho e agradece essa doação. A Instituição planejará a expansão do Centro de Reabilitação no terreno anexo para desenvolver o trabalho com mais qualidade”, comentou a reitora.

O Centro de Reabilitação

O Centro de Reabilitação Dr. Fausto da Cunha Oliveira, administrado pelo Hospital de Clínicas da UFTM, localizado na Rua da Constituição, nº 1.009, no bairro Abadia, em Uberaba, conta com cerca de 63 trabalhadores nas áreas de medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, enfermagem, serviço social, psicologia, nutrição e funções administrativas, com fluxo médio de 140 usuários por dia, totalizando por volta de 2.800 atendimentos ao mês. A estrutura física possui 28 salas. Os pacientes são oriundos do HC-UFTM ou de outros estabelecimentos de saúde localizados em 19 cidades da macrorregião Triângulo Sul do Estado de Minas Gerais. O encaminhamento para triagem se dá por meio da central de regulação de vagas do município de origem. Aqueles com residência comprovada em Uberaba podem agendar consulta diretamente nos guichês da recepção.

Fotos: Marco Clemente e Edmundo Gomide/UFTM