Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM terá planetário itinerante por meio de Programa de Divulgação Científica
Extensão Universitária

UFTM terá planetário itinerante por meio de Programa de Divulgação Científica

Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 07h38
Monitores do Programa com telescópio para observar o céu

O primeiro Planetário Itinerante da UFTM tem previsão de começar a funcionar no primeiro semestre de 2018. A aquisição foi por meio de aporte da Fapemig, no Programa de Divulgação Científica “Para além dos muros da universidade: a divulgação científica por meio de ações socioeducativas e culturais”, coordenado por Pedro Donizete Colombo Junior, professor do Icene. O processo licitatório para a compra do planetário está sob gerência da Funepu e encontra-se em vias de abertura de concorrência.

O Planetário consiste em um equipamento que projeta o céu em um anteparo, chamado de cúpula. O uso do planetário propicia abordagens interligadas em diferentes frentes do conhecimento, não apenas em Astronomia. Seu uso pode congregar atividades relacionadas, por exemplo, com a geologia, matemática,   paleontologia, física e química. “Tais apresentações podem ser um fator motivacional para o estudo e divulgação da ciência, promover uma percepção pública da ciência e tecnologia de forma integrada, em face de seu estudo fragmentado em salas de aulas”, afirmou o professor.

Em sua itinerância, o Planetário poderá ser montado em escolas, clubes, universidades, praças e shoppings, com prévio agendamento com a equipe gestora da ação.

Equipe do Programa de Divulgação Científica
Equipe do Programa de Divulgação Científica (prof. Pedro no centro)

Mais projetos do Programa

O Programa de Divulgação Científica “Para além dos muros da universidade: a divulgação científica por meio de ações socioeducativas e culturais” visa ao fortalecimento de ações de popularização da ciência, da tecnologia e da inovação na cidade de Uberaba/MG e região. Centradas em abordagens temáticas sobre a Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia (PPCT) e de Divulgação Científica (DC), o objetivo é promover a realização de mostras, exposições temáticas, publicações de textos e artigos científicos/divulgação e ações de divulgação científicas (fixas e itinerantes).

“As ações que propomos foram pensadas atentando para o caráter multidisciplinar e integrador frente à tríade ensino-pesquisa-extensão da Universidade, estando alicerçadas em grandes projetos e ações”, destacou Pedro. Sob o Programa, estão listados os seguintes projetos de extensão universitária:

-“Clube de Astronomia como instrumento de ensino e promotor de popularização da ciência e tecnologia” e “Visualizações do céu”, projetos coordenados pelo professor Marcos Dionizio Moreira;

-“Geologia e Paleontologia em um olhar de divulgação científica”, projeto coordenado pelo professor Thiago da Silva Marinho;

-“Ciência e divulgação científica na Educação Básica a partir da realização de mostra de saberes”, projeto coordenado pelo professor Daniel Fernando Bovolenta Ovigli;

-“A astrofísica por meio de exposições: olhando para o céu e visualizando o passado”, projeto coordenado pelo professor Pedro Donizete Colombo Junior.

Exposição para crianças nas escolas

A equipe gestora do Programa de Divulgação Científica é formada por quatro professores do Icene. Também participam 17 alunos dos cursos de Física e Ciências Biológicas, entre bolsistas de extensão universitária, iniciação científica e voluntários, além de oito alunos de escolas estaduais de Uberaba. “Somadas todas as ações realizadas até o momento, desde 2017, estimamos um público atendido na ordem de cinco mil pessoas, o que para a cidade de Uberaba é bastante significativo”, concluiu o coordenador do Programa.

Fotos: Divulgação/UFTM