Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Stricto sensu > Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Início do conteúdo da página

English Version

 

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGEF/UFTM) foi aprovado pela CAPES no final de 2010. Este fato pode ser considerado de grande relevância, considerando que a graduação na área de Educação Física na Instituição teve seu início em 2009. O PPGEF tem por finalidade qualificar profissionais a desenvolver estudos avançados, de modo a gerar, ampliar e aprofundar o conhecimento da área, propiciando o desenvolvimento profissional, com o compromisso de uma prática social voltada para melhorias nas condições de vida no plano individual e coletivo. 

Objetivo

O PPGEF possui os seguintes objetivos:
I – possibilitar a formação de profissionais e pesquisadores, em nível de Mestrado;
II – desenvolver estudos avançados e atividades de investigação no domínio específico na área de Educação Física;
III– contribuir para a ampliação do contingente de profissionais qualificados para o ensino, pesquisas e ações intervencionistas nas áreas de Educação Física. 

Graduados em diversas áreas como Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Pedagogia e outras relacionadas com o estudo do movimento humano e Esporte.


Educação Física, Esporte e Saúde


I - Epidemiologia da Atividade Física: abrange investigações que lidam com a frequência, padrões de atividade física e dos comportamentos sedentários na população, além da inter-relação com diferentes indicadores demográficos, genéticos, imunológicos, comportamentais, de exposição ao ambiente e outros fatores, assim denominados de fatores de risco à saúde apropriando-se do referencial teórico metodológico da epidemiologia e da saúde coletiva;
II - Comportamento Motor e Análise do Movimento Humano: teorias que embasam o desenvolvimento motor e a aprendizagem de habilidades motoras em diferentes fases da vida. Métodos e técnicas de avaliação do desenvolvimento motor. Métodos e técnicas para análise do movimento humano;
III - Aspectos Psicobiológicos do Exercício Físico Relacionados à Saúde e ao Desempenho: abrange investigações relativas aos efeitos agudos e crônicos do exercício físico, combinados ou não com a nutrição, nos ajustes comportamentais e nas adaptações atreladas à saúde e ao desempenho esportivo, no contexto neuromuscular, cardiorrespiratório e endócrino-metabólico.


Portadores de diplomas de nível superior em qualquer área

Secretária e Coordenação

Coordenador:
Profª. Drª. Sheilla Tribess
E-mail: ppgef@uftm.edu.br

Coordenador substituto:
Prof. Dr. Octávio Barbosa Neto

Secretaria:
Angélica Fatureto
Ana Lúcia de Figueiredo
E-mail: sec.ppgef@uftm.edu.br
Telefone: (34) 3700-6633

Endereço:
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
Av. Tutunas, 490,
CEP: 38061-500 - Uberaba/MG


Informações Adicionais

Ano de aprovação do curso/Autorização de funcionamento
2010

Titulação conferida
Mestrado

Modalidade
Presencial

Forma de ingresso
Processo Seletivo com periodicidade semestral

Cidade
Uberaba

Fim do conteúdo da página