Página inicial > Pró-Reitoria de Ensino > Comunicados PROENS > Pró-Reitoria de Ensino faz balanço dos eventos formativos realizados em 2019
EQUIPES E CONTATOS | PROENS

Pró-Reitoria de Ensino faz balanço dos eventos formativos realizados em 2019

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 19h08

O ano de 2019 foi marcado por ativos processos formativos pedagógicos desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Ensino, por meio do Departamento de Gestão de Ensino – DGE e da Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico – DATP, relata a Proens. Foram realizados oito fóruns permanentes de gestão universitária, que envolveram mais de 350 participações com a parceria de vários setores, e se discutiram diferentes temáticas,  como Avaliação do processo ensino-aprendizagem: do PPI/UFTM/2017-2019 ao novo Regulamento dos cursos de graduação; Norma procedimental de concessão e realização de estágio na UFTM; Bibliografia dos projetos pedagógicos de cursos de graduação; Norma Procedimental dos componentes curriculares eletivos dos cursos de graduação/UFTM; Regulamentação do estágio no âmbito dos cursos de graduação da UFTM; Regulamentação do estágio no âmbito dos cursos de graduação da UFTM – Parte 2; Regulamento de creditação da extensão no âmbito dos cursos de graduação/UFTM; e Regulamentação do estágio no âmbito dos cursos de graduação da UFTM – Parte 3.

“Os fóruns se firmam como momentos efetivamente democráticos e espaços de construção coletiva, possibilitando o encaminhamento de documentos norteadores que têm embasado ações de instâncias superiores. Além disso, fazem parte de uma das ações do Programa “Bem-vindo, Professor”, voltado para o acolhimento de docentes em estágio probatório”, avalia a Equipe.

A DATP realizou também durante o ano de 2019 mesas-redondas e palestras envolvendo vários cursos, institutos e pró-reitorias. “Essas ações foram voltadas para o assessoramento quanto a currículo, metodologias de ensino, processos avaliativos, planejamento pedagógico semestral e práticas de inclusão. O plantão pedagógico também funcionou ininterruptamente com vistas a orientar toda a comunidade acadêmica no que tange a questões didáticas e pedagógicas, detalha a DATP.

Com o objetivo de divulgar com maior enfoque os cursos de formação inicial de professores (licenciaturas), a DATP implementou o projeto “UFTM no turno noturno: formação inicial de professores”.  Foram visitados, no segundo semestre deste ano,   1.177 alunos concluintes do ensino médio de onze escolas estaduais, encontros nos quais se apresentaram as potencialidades dos cursos noturnos da Instituição, sobretudo as relacionadas à diversidade de atuação profissional dos cursos de licenciatura.

Entre as ações formativas do segundo semestre de 2019, foi realizado ainda o “7º Seminário de Ensino de Graduação: retenção e evasão discente no âmbito do ensino superior”, evento marcado por análises do tema pela vice-reitora e por pró-reitores da UFTM e pelo pró-reitor de ensino superior da Universidade de Uberaba. O momento foi seguido por palestra acerca da evasão no âmbito do ensino superior, proferida por convidados externos. Além disso, atividades culturais e mesas-redondas constituídas por representantes dos institutos e setores técnicos da Instituição, proporcionaram  debate e encaminhamentos.

Encerrando as ações formativas do ano,  a DATP apoiou a Secretaria Municipal de Educação de Uberaba, que por meio da Diretoria de Apoio à Educação Básica/Departamento de Educação Inclusiva, realizou a “10ª Mostra Científico-Pedagógica dos professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE da Rede Municipal de Ensino de Uberaba”. A Mostra, segundo os organizadores, trouxe os resultados de 60 trabalhos científicos elencando experiências docentes vivenciadas e teoricamente fundamentadas, envolvendo 59 unidades escolares municipais no atendimento a mais de mil alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e outros transtornos e distúrbios de aprendizagem. O evento, que contou com a participação de docentes da rede municipal de ensino e comunidade em geral, registrou e promoveu, a importância da educação especial na perspectiva da inclusão visando à efetivação da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e à vivência e compreensão da escola como verdadeiro lócus de atendimento às diferenças, oportunizando que os alunos tenham acesso aos níveis mais elevados de ensino. Como culminância, a 10ª Mostra foi encerrada com palestra sobre Ética, com abordagem em âmbito socioeducacional, destacam os organizadores.

Ao todo foram quinze eventos formativos distribuídos conforme o ano letivo de 2019. Maioria deles - com destaque para os fóruns e o seminário, com intuito de se alcançar maior abrangência possível - teve disponibilizada transmissão ao vivo.

Para o ano de 2020 “busca-se dar continuidade a essas ações, atentando-se para as necessidades institucionais e sempre atendendo a elas. O sentimento e o compromisso quanto à educação de ensino superior são de imersão em contínuos desafios, assim como se evidencia a certeza de que pela ação coletiva se conquista sempre um tanto mais”, ressaltam as equipes da DATP e do DGE, da Proens.

registrado em: ,