Pibid

O PIBID - Programa Institucional de Iniciação à Docência foi criado pelo Ministério da Educação – MEC e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes para destinar bolsas de iniciação à docência a alunos de cursos licenciatura das instituições de ensino superior.

Objetivos
De acordo com a Portaria nº260, de 30 de dezembro de 2010, o PIBID tem como objetivos:
a) incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;
b) contribuir para a valorização do magistério;
c) elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica;
d) inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
e) incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
f) contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

O PIBID adota uma visão educacional transformadora, uma vez que exige postura crítica de todos os seus integrantes de forma a promover reflexão sobre a prática docente na contemporaneidade. A aprendizagem que se dá por meio do entrelaçamento entre aprendizado teórico e experiências práticas se realiza por intermédio de questões cujas respostas requerem compreensão do contexto situacional, das ações dos sujeitos envolvidos e, sobretudo, análise e tomada de decisão sobre as formas de agir para se atingir os objetivos e metas propostos pelo ato de ensinar e aprender.

Para tornar efetivo esse conjunto de objetivos, o PIBID-UFTM postula que a formação inicial resulta de um conjunto de interações e cooperações possíveis entre professores universitários, professores que estão na escola e licenciandos. Há também a percepção partilhada por todos sobre a urgência de se propor ações pedagógicas que permitam melhorar a formação do futuro professor de todas as áreas de conhecimento e o aprendizado do aluno que está na escola.

Em síntese, o PIBID-UFTM busca indicar:
 a) caminhos possíveis para trabalhar o ensino na escola;
 b) assinala a necessidade de construir novas maneiras de pensar a educação, o processo de ensino e aprendizagem e o cotidiano da sala de aula (na escola e na universidade) ao apostar na interdisciplinaridade;
 c) busca construir procedimentos didáticos que representem uma direção a seguir no decorrer dos anos de formação inicial do licenciando na UFTM;
 d) e, principalmente, busca apresentar caminhos possíveis de serem estudados e trabalhados por cada professor envolvido com o processo de formação do licenciado. 








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