Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Prêmio

Aluna da Engenharia Civil é premiada no Simpósio de Transporte Aéreo

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 07h50

O Trabalho de Conclusão de Curso “Eficiência operacional dos principais aeroportos brasileiros entre 2010 e 2016 utilizando análise envoltória de dados”, de Emiliany Leão Castro, aluna do curso de Engenharia Civil da UFTM, foi premiado no XVI Simpósio do Transporte Aéreo - Sitraer, evento organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo – SBTA, que ocorreu este ano na COPPE UFRJ - Rio de Janeiro.

O Simpósio reuniu pesquisadores brasileiros e internacionais e proporcionou uma troca de conhecimentos, pesquisas e desenvolvimento tecnológico sobre transporte aéreo.

O artigo recebeu a premiação de 2º  lugar entre os trabalhos submetidos ao XVI Sitraer.

O Trabalho

O trabalho da aluna é uma pesquisa sobre a eficiência dos aeroportos brasileiros obtida por meio da técnica DEA (Data Envelopment Analysis - Análise Envoltória de Dados), considerando uma Análise em Janelas entre 2010 e 2016. A DEA é uma técnica utilizada por muitos autores em diferentes países para obtenção da eficiência relativa. 

Para aplicação da técnica foi necessária a coleta de 1029 dados dos 21 aeroportos considerados na amostra. Dentre os dados coletados estão: Área do terminal de passageiros, área do pátio, número de posições de parada das aeronaves, comprimento total das pistas, quantidade de pistas, movimentação anual de passageiros e carga.

A aluna observou no trabalho que os principais aeroportos brasileiros receberam altos investimentos para reforma/ampliação nos últimos anos. “Contudo, devido à crescente demanda, alguns desses aeroportos não operam com uma eficiência satisfatória. O método da Análise Envoltória de Dados é utilizado para avaliar a eficiência de aeroportos em diversos países, porém, há poucas referências acerca dos aeroportos brasileiros. Dentre os 21 aeroportos analisados, 52% apresentaram eficiência média relativa superior a 90%, enquanto 19% obtiveram eficiência média abaixo de 50% ao longo dos anos", relatou.

Emiliany e Viviane (dir.) no Sitraer
Emiliany e Viviane (dir.) no Sitraer

Emiliany foi orientada pela professora Viviane Adriano Falcão e coorientada pela professora Flávia de Castro Camioto. “A participação nesse tipo de evento é importante para conhecer e estabelecer contatos com profissionais que atuam em áreas específicas do seu interesse, além da troca de conhecimentos e experiência”, concluiu a estudante.

 

Fotos: Divulgação/UFTM

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página