Dia C da Ciência

Atividades do Dia C da Ciência movimentam Peirópolis

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 15h03

Ciência e Tecnologia foram destaque nesta quarta-feira, 25, em Peirópolis, na cidade de Uberaba. Estudantes de diversas cidades da região e membros da comunidade participaram de atividades da programação do “Dia C da Ciência” realizado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas por instituições públicas de ensino e mostrar como elas estão modificando para melhor o cotidiano das pessoas e do país. Em Peirópolis, a programação do evento, além de contar com palestras e atividades ligadas à paleontologia, trouxe novidades como apresentações sobre astronomia e atividades culturais  voltadas para a comunidade local.

De acordo com o diretor do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Luiz Carlos Borges Ribeiro, o evento é uma oportunidade para a UFTM apresentar o trabalho que desenvolve e também se aproximar da comunidade. “Acho que, além de mostrarmos o que a Universidade Federal do Triângulo Mineiro faz nas diversas áreas do conhecimento, agregamos um dia novo, o Dia C da Ciência, é uma oportunidade de mostrar o que a UFTM faz de ciência e que a comunidade às vezes desconhece. O Dia C é um alerta para a comunidade de modo geral, para dizer que, independente das questões econômicas, não se pode parar de investir em educação, em ciência e desenvolvimento tecnológico”, destacou Luiz.

Novos saberes

As atividades no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis foram diversificadas. A abertura do evento foi marcada pelo lançamento do Documentário “Quem foi que disse: Dinossauros do Brasil” do professor da Universidade Federal Fluminense – UFF, Luiz Antônio Botelho Andrade. No período da manhã, visitantes tiveram a oportunidade também de visitar a exposição “Astrofísica: olhando para o céu e vislumbrando o passado” e acompanhar a palestra proferida pelo professor da UFTM Pedro Donizete Colombo Junior intitulada “O sol e sua influência sobre a Terra”. De acordo com o professor da UFTM, Thiago da Silva Marinho, a proposta é que atividades de diferentes áreas passem a compor as ações realizadas pela UFTM em Peirópolis. “Esse Dia C é um dia especial de divulgação das atividades realizadas aqui em Peirópolis. Pela primeira vez, estamos inaugurando uma exposição de astrofísica, algo diferente da nossa programação convencional. Quando as pessoas visitam Peirópolis, elas esperam encontrar algo relacionado aos dinossauros, mas não pensam que pode ter outras áreas do conhecimento e aqui estamos dando o pontapé inicial na ampliação das atividades do Complexo. Temos um plano de um ano com uma série de atividades em diversas áreas diferentes para que o complexo possa vislumbrar muito mais do que só a paleontologia” acrescentou o professor.

Rodolfo Nogueira, paleoartista apresentou atividade com realidade aumentada para os visitantes

Realidade Aumentada

Estudantes de diversas idades e escolas da região participaram das atividades do Dia C. Um dos atrativos do evento foi o stand de realidade aumentada que contou com a participação do paleoartista Rodolfo Nogueira. No local, foi exibido um vídeo com animações de dinossauros que interagiam com os visitantes. “Para mim, esse local significa minha carreira. Quando tinha seis anos, vim aqui pela primeira vez e fiquei encantado. Isso me inspirou a ser um divulgador de ciência, um designer voltado para reconstruir animais extintos. Acredito que eventos como o Dia C da Ciência e atrações que sejam imersivas e interativas como esta inspirem esses jovem a serem no futuro cientistas ou artistas voltados para a ciência”, destacou o paleoartista.

Maria Fernanda, estudante da cidade de Cristais Paulista

Para a estudante Maria Fernanda da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual João de Faria, na cidade de Cristais Paulista, as atividades proporcionaram uma nova experiência de aprendizado. “Tivemos conhecimento da evolução. Eu tenho planos de fazer Biologia e gostei muito da experiência”, disse.

Visitantes participaram de atividades recreativas

Piquenique com Ciência

Outra atividade realizada na manhã desta quarta-feira, 25, foi o “Piquenique com Ciência”, nele monitores mirins que fazem parte de um projeto desenvolvido pela professora da UFTM, Ana Paula Bossler, auxiliaram os visitantes em atividades recreativas. Segundo a professora, o projeto foi iniciado este ano, mas a proposta é que seja mantido. “Os monitores fazem parte do projeto Monitores Mirins. A ideia é que os alunos da Escola Municipal Frederico Peiró sejam preparados para acolher o público aqui no museu. Então eles estão sendo preparados para dar suporte, para acolher o público visitante aqui de Peirópolis. É uma oportunidade de trabalharmos juntos. Nós e a comunidade”, destacou.

Fotos: Edmundo Gomide/UFTM

Acesse a galeria com as fotos do evento - Clique aqui