Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Brafitec envia alunos da Engenharia Mecânica para universidades francesas

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 16h49

Paulo Neto, professor Vitor Tomaz e Yago Jaconimi

Mais dois alunos da Engenharia Mecânica da UFTM, Paulo Guimarães Lacerda Neto e Yago Moreno Jacomini  partiram neste mês de agosto para a permanência de dois anos em universidades francesas com bolsa do Programa Brafitec e direito a dupla diplomação. Paulo Neto e Yago Jacomini já estão, respectivamente, nas universidades francesas École Nationale Supérieure de Techniques Avancées Bretagne - ENSTA, na cidade Brest,  e Institut National des Sciences Appliquées - INSTA, que fica na cidade de Bourges. Serão 18 meses com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes e mais seis meses de estágio obrigatório remunerado por uma empresa francesa.

De acordo com o coordenador do Programa na UFTM, professor Vitor Tomaz Guimarães Naves, o Braffitec é uma iniciativa da Capes por meio do qual a Instituição consegue aproximação com universidades francesas e, no Brasil, trabalha em Rede. Assim, a  Engenharia Mecânica da UFTM, via Brafitec, tem parceria com duas universidades brasileiras que são a UFRJ e a UFPE. “Somos três universidades brasileiras que temos essa ponte com duas universidades francesas. Isso é muito interessante porque a gente acaba se envolvendo com várias instituições de ensino, vários professores, tendo feedback, reuniões com os professores tanto brasileiros como franceses”, ressalta Vitor.

A contribuição do Brafitec para a UFTM é o enriquecimento na formação dos nossos alunos, afirma. “Na França eles têm a oportunidade de trabalhar outros conceitos da Engenharia Mecânica, que talvez a gente não consiga trabalhar aqui, como conceito na área de materiais, análise de riscos industriais. Eles têm, ainda, a oportunidade de complementar a formação acadêmica. Durante esse período que eles ficam na França, cursarão disciplinas que são semelhantes às nossas, ou seja, com o conteúdo muito próximo. Assim, eles inclusive têm a possibilidade de validar essas disciplinas aqui no Brasil, mas também vão ter acesso a outras disciplinas, outros cursos, outras metodologias, e isso é o grande diferencial para a formação deles”.

Além do momento acadêmico, durante a permanência na universidade os alunos brasileiros  têm a oportunidade de estagiar em empresas francesas. “Acabam se envolvendo com projetos e atuação profissional mais direta com os franceses. É uma oportunidade muito interessante porque os alunos que regressaram da França hoje estão muito bem alocados no mercado de trabalho,  inclusive em empresas francesas. Haja vista o domínio do idioma. Isso é um ponto muito positivo, ter esse enriquecimento em mais um idioma e também a oportunidade que tiveram de se envolverem com projetos e profissionais franceses”, avalia.

Dupla Diplomação

Segundo o professor Vitor, o Duplo Diploma foi acordado a partir de 2015. Atualmente,  temos duas universidades francesas que aceitam que os alunos brasileiros permaneçam por mais de doze meses. A primeira turma da UFTM, que foi em 2015, está voltando para o Brasil. Ficaram durante dois anos na França, onde tiveram 18 meses de aula e mais seis meses de estágio. “Quando o aluno se candidata ao Duplo Diploma,  ele vai ter o diploma de Engenheiro validado na Europa. Ao voltar para o Brasil e concluir o curso na UFTM, ele se tornará engenheiro mecânico. Para isso, o governo brasileiro subsidia, por meio da Capes, a bolsa mensal de 870 euros para os alunos durante 18 meses. Completado esse período, é o momento que eles iniciam o estágio. E na França existe uma lei que, quando é caracterizado como estágio obrigatório, as empresas que recebem os alunos precisam contribuir com uma bolsa. Então o aluno passará receber um salário da empresa por estar estagiando. É esse o formato: 18 meses de bolsa e mais seis meses de estágio remunerado pela empresa. Assim, o aluno recebe sempre um auxílio financeiro durante sua estadia”, detalha Vitor Thomaz.

Requisitos

Para integrar o Brafitec a exigência da Capes é ter um rendimento acadêmico de excelência, o que também é exigido pelas universidades francesas, principalmente na parte de cálculo matemático. “Eles trabalham de forma muito intensa conceitos matemáticos, de algébra, linear. Então, é necessário que o aluno tenha bom domínio, boa formação. A Capes também exige que o aluno tenha o certificado proficiência nível B1, que é o nível intermediário, obtido por meio de prova aplicada pela Aliança Francesa; e tenha feito exame no Enem e obtido acima de 600 pontos. É basicamente esse perfil de aluno que a gente selecionar na UFTM, afirma Vitor.

Expectativa dos alunos

Antes de partirem para a França, Yago e Paulo, falaram da expectativa e da importância de obterem a dupla diplomação. Para eles, o intercâmbio é muito importante para o currículo e para a experiência profissional.

Yago Jacomini que participou de projetos de iniciação científica e integrou a Empresa Júnior MecTRIA Jr. durante três anos, e chegou ao cargo de vice-presidente, vê muita sintonia com o curso que vai prestar na França, “Matriz de Custos Industriais”. “A parte de gestão me chama muito a atenção e complementa minha graduação e o desenvolvimento que tive na Empresa Júnior que trabalha com mercado da região, fabricação, desenvolvimento de materiais, participa de projetos para as empresas, inclusive participa de projetos para desenvolvimento de mercado. Assim que sai da Empresa Júnior defini que eu queria fazer intercâmbio”.

Para Yago, o mais importante agora é concluir  os estudos e arrumar um estágio numa multinacional. “Isso vai alavancar muito minha carreira e é algo que desejo muito”.

Quanto à dupla diplomação, a possibilidade de trabalhar tanto no Brasil como na França, é muito importante. E a expectativa é voltar terminar seus estudos aqui no Brasil e entrar numa empresa de grande porte. “Posso também me flexibilizar e estar disponível para caso aconteça algum trabalho no exterior. A dupla diplomação só tem a agregar tanto na questão pessoal de desenvolvimento, como na questão profissional”, afirma.

Paulo Neto acredita que o intercâmbio será a continuação da graduação, pois vai ter a possibilidade de se especializar na parte de veículos, uma vez que na UFTM  já fez iniciação científica e participou de projeto de Extensão nessa área. Integrou a Empresa Júnior MecTRIA Jr. e participou do Fórmula Taurus - Formula SAE. E na França, conforme pesquisou sobre os projetos desenvolvidos, tem interesse de participar de projetos de eficiência energética  que na UFTM é o Triângulo Verde, bem como projetos na parte de modernização mecânica. Já a dupla diplomação, para quem ele que tem interesse na carreira docente ou pesquisador em empresa, “vai trazer uma afirmação a mais no mercado de trabalho, além de garantir que teremos uma terceira língua, além do português e inglês, e também caso siga a carreira docente, possa agregar no ensino dos nossos alunos”.

Aluno da ENSTA

Aymeric, aluno da ENSTA, estagia na UFTM sob a supervisão do professor Vitor

Como fruto da parceria do Brafitec, a UFTM recebe o primeiro aluno da ENSTA, Aymeric Champiom, que está participando durante três meses de estudos e estágio na Instituição, com atividades no Laboratório/Oficina da Engenharia Mecânica, onde há algumas máquinas de processo de fabricação, afirma professor Vitor Tomaz que acompanha o aluno da ENSTA.  Além de conhecer um pouco das etapas de fabricação de uma peça, de um projeto, Aymeric integrou a equipe do Zebu Baja, que no último final de semana participou da competição da SAE Brasil – Baja Regional Sudeste.

Fotos: Edmundo Gomide/UFTM

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página