Ensino, Pesquisa e Extensão

PET Medicina realiza ação educativa em Porteirinha-MG

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 05h51

Alunos e docentes ligados ao Programa de Educação Tutorial do Curso de Medicina da UFTM participaram na última semana de ações educativas com a comunidade e pacientes acometidos com leishmaniose na cidade de Porteirinha no norte de Minas Gerais. Além das ações junto à comunidade, foram desenvolvidas atividades da pesquisa “Otimização do diagnóstico precoce e do manejo de indivíduos com leishmaniose visceral em áreas endêmicas com diferentes perfis de transmissão e endemicidade”, coordenada pela professora Luciana de Almeida Silva Teixeira e o teste de um aplicativo em desenvolvimento que promete auxiliar no diagnóstico precoce da leishmaniose.

Grupo realizou visitas junto aos agentes de saúde de Porteirinha - MG.

Situado a 880 km de Uberaba, a cidade de Porteirinha é considerada área endêmica de leishmaniose visceral, e de outras “doenças negligenciadas”, termo utilizado para referenciar doenças causadas por agentes infecciosos e parasitários que tendem a ser endêmicas em áreas onde vivem populações de baixa renda. Sob a coordenação da tutora do Programa de Educação Tutorial, professora Márcia Benedita de Oliveira Silva, doze estudantes do Curso de Medicina da UFTM desenvolveram ações educativas junto aos agentes de saúde do município, visitaram domicílios dos pacientes acometidos por leishmaniose, dentre outras. De acordo com a tutora do programa, atividades desta natureza são importantes para o PET/Medicina. “Estas ações propiciam aos bolsistas a oportunidade de conhecer a situação onde as doenças ocorrem, tornando-os capazes de analisar criticamente os fatores ambientais e socioeconômicos envolvidos na epidemiologia dessas doenças”, destacou.

Equipe apresenta o aplicativo desenvolvido para médicos, enfermeiros e agentes de saúde.

As ações de extensão foram aliadas ao desenvolvimento do projeto de pesquisa que prevê, dentre suas intervenções, a disponibilização de um aplicativo para celular, com vistas a facilitar o diagnóstico precoce e tratamento das leishmanioses. O aplicativo, em fase de desenvolvimento pelo discente do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da UFTM, Gerson dos Santos Fonseca Júnior sob a orientação do professor David Calhau Jorge, foi testado entre agentes de saúde, enfermeiros e médicos de Porteirinha que avaliaram de forma positiva a tecnologia.

De acordo com a pró-reitora de extensão universitária, professora Luciana, ações como as desenvolvidas na cidade de Porteirinha pelo PET/Medicina e de pesquisa aplicada são uma importante contribuição da universidade para a comunidade. “Ações como esta se alinham à missão da universidade por aliar ensino, pesquisa e extensão por meio do desenvolvimento da ciência que atenda às necessidades brasileiras, em conjunto com a formação de médicos mais conscientes do seu papel social”, finalizou.

Fotos: Divulgação/PET Medicina