Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicação

Livro sobre estudos góticos foi lançado na UFTM

Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 06h26

 

O livro “As nuances do gótico: do Setecentos à atualidade”, organizado pelos professores Luciana Colucci, do curso de Letras da UFTM e Julio França, da UERJ, foi lançado durante o 6º Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na UFTM. Publicada pela editora Bonecker, a obra teve uma tiragem de 240 livros.

 Este livro reúne os ensaios de oito autores que foram apresentados no I Seminário de Estudos Góticos (SEG) realizado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro em 2014, congregando o Grupo de Pesquisa de “Estudos do Gótico” (CNPq), resultado de um trabalho em rede entre professores da UERJ, da UFTM, da UFG e da Unesp. “Desde então, esse grupo trabalha arduamente para a disseminação dos estudos do goticismo, sendo, inclusive, o primeiro a se dedicar especificamente a esta vertente de pesquisa no Brasil”, afirmou Colucci.

De acordo com a autora, desde 1980 os estudos relativos ao Gótico têm despertado a atenção de pesquisadores em todo o mundo. Por meio de investigações, sob as mais variadas perspectivas críticas, diligências numerosas têm abordado o campo controverso e intrigante que é o Gótico, tanto na literatura quanto em outras manifestações culturais. “E, para além de suas imbricações com as artes, a política, a história, a religião e a moda, o Gótico também se transformou em um estilo de vida para aqueles que, de uma maneira ou de outra, optaram por uma forma de transgressão a todo e qualquer tipo de status quo”, analisou.

Em agosto, o livro também será lançado na Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC – UERJ.

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Livro , lançamento , SELL , gótico
Fim do conteúdo da página