CONSU

Nota de Apoio à Greve Geral dos Técnicos Administrativos das Universidades Federais

Publicado: Terça, 07 de Maio de 2024, 15h48

Expressamos nosso total apoio à justa e necessária greve geral dos técnicos administrativos das universidades federais, especialmente aos profissionais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Reconhecemos a importância vital desses trabalhadores para o funcionamento eficiente e a excelência acadêmica das instituições de ensino superior públicas do Brasil.

Os técnicos administrativos desempenham uma variedade de funções essenciais para garantir o pleno funcionamento das universidades federais, desde a gestão dos recursos humanos e financeiros até o suporte técnico e logístico para o ensino, pesquisa e extensão. Destacamos também a relevante contribuição dos técnicos que atuam na assistência hospitalar, especialmente os que atuam no nosso HC UFTM. Sem o seu trabalho dedicado e incansável, seria impossível manter o alto padrão de qualidade que caracteriza nossas universidades e hospitais.

Entendemos que a decisão de entrar em greve não é tomada de ânimo leve, mas sim como último recurso diante de condições precárias de trabalho, salários defasados, falta de reconhecimento e descaso por parte das autoridades responsáveis. A greve é uma forma legítima de reivindicar melhores condições laborais e de pressionar por mudanças que beneficiem não apenas os trabalhadores, mas toda a comunidade acadêmica e consequentemente a sociedade.

Portanto, manifestamos nossa solidariedade aos técnicos administrativos das universidades federais, e instamos as autoridades competentes a ouvirem suas demandas legítimas e a agirem de forma rápida e eficaz para atender às suas necessidades.

Convidamos a categoria docente e discente a colaborar e apoiar nosso movimento, unindo-nos em busca de condições melhores, reconhecendo o papel crucial desses profissionais na construção e no fortalecimento do ensino superior público, e reafirmando o nosso compromisso em apoiá-los nessa luta por justiça e dignidade.

CONSU UFTM