HC-UFTM

INFORME PÚBLICO: atendimento do HC

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2024, 07h04

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro vem, por meio desta, prestar contas públicas referentes ao atendimento do HC conforme decreto municipal número 5685 de 15 de abril de 2024 em cujo corpo versa: “CONSIDERANDO O AUMENTO ATÍPICO NA DEMANDA/PROCURA POR LEITOS CLÍNICOS E CIRÚRGICOS NAS ÚLTIMAS SEMANAS   [...]” e suspende as cirurgias previamente liberadas e agendadas pelo Hospital de Clínicas da UFTM no período entre 15 e 24 de abril de 2024 (cirurgias eletivas). A prestação de contas por nós apresentada se refere ao período de 13 de abril a 19 de abril de 2024.

No tocante às cirurgias eletivas: Estavam agendadas 64 cirurgias. Foram canceladas 49 e autorizadas 15 pela S.M.S por serem compatíveis com o decreto.

EXEMPLOS DE CANCELAMENTO: Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Urológica, Cirurgia pediátrica, Proctologia, Ginecologia e Cirurgia Vascular, dentre outras.

No que se refere às admissões no período de 13/04/24 a 19/04/24: foram admitidos nas enfermarias de Ortopedia e Clinica Cirurgica do HC  um total de 28 pacientes, sendo:  Uberaba (14): 01 paciente da UPA São Benedito (Clinico), 01 paciente da UPA Mirante (Cirúrgico), 10 pacientes do Hospital Regional José de Alencar (08 ortopedia, 01 Cirúrgico e 01 Clinico); 01 paciente do Hospital Universitário Mário Palmério (clinico) e 01 paciente do Hospital Hélio Angotti (clinico). Macro Triângulo Sul (14): 10 pacientes cirúrgicos, 04 pacientes ortopedia e nenhum paciente clínico.

Informamos que, mesmo que o decreto seja revisto e as cirurgias eletivas possam retornar, o HC terá primeiramente que atender à nova demanda cirúrgica interna gerada e, à medida  que os leitos então ocupados forem vagando, seguiremos com a convocação dos pacientes que tiveram suas cirurgias suspensas, na ordem da fila cirúrgica que se encontra disponível para acompanhamento na página do HC da UFTM, acesso pelo link: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-uftm/acesso-a-informacao/lista-de-espera-cirurgica/lista-de-espera-cirurgica

Informamos ainda que durante o período do decreto, e já antes de sua implantação, o Hospital de Clínicas sempre esteve lotado sendo que, em alguns dias, atinge 200% de ocupação. Nada mudou neste sentido.

A UFTM agradece às suas equipes de cuidado da saúde, a cada colaborador do complexo do Hospital de Clínicas pelo empenho e cuidado constante com a população.

Esperemos que as reais causas dos problemas de saúde de Uberaba e região possam ser avaliados e mitigados para que a população tenha o melhor atendimento possível. A UFTM agradece a compreensão de todos e se coloca à disposição para esclarecimentos.

Assunto(s): HC-UFTM , INFORME PÚBLICO