UFTM recebeu oficina Corredor Cultural

Publicado: Segunda, 27 de Março de 2017, 14h07

Oficina Danada de Lata aconteceu sábado, 25

Foto: Elioenai Amuy/UFTM

No último sábado, 25, a UFTM recebeu a Oficina Danada de Lata ministrada por estudantes da Universidade Federal de Itajubá – Unifei, numa realização do Centro Cultural, setor vinculado à Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFTM. A atividade foi voltada para a comunidade universitária e aberta à população uberabense. O evento contou com a presença do vice-reitor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo e da pró-reitora de Extensão Universitária Valéria Almeida Alves.  A programação constou da apresentação do projeto Danada de Lata, seguida das perguntas do público aos estudantes, da demonstração de um pequeno repertório do grupo da Unifei, do trabalho de confecção dos instrumentos e da aprendizagem de técnicas de percussão.

A Bateria Danada de Lata é um projeto social que leva samba e percussão às crianças e aos jovens de escolas públicas de Itajubá com objetivo de desenvolver habilidades e promover cultura.

Segundo os participantes da Oficina, houve bastante interação e foi possível entender como latas de tinta vazia e tambores de plástico funcionam de modo similar aos instrumentos musicais tradicionais (caixas e surdos), como a música pode ajudar no processo de formação de crianças e adolescentes e como a reciclagem mostra-se como uma importante alternativa de sustentabilidade.

Vale lembrar que essa foi a terceira atração do Corredor Cultural na UFTM, voltada para a comunidade universitária e aberta à participação da população.

No ano de 2015, em 24 de outubro, o Grupo Ouroboros da UFSCar apresentou a peça teatral “Magia x Ciência”, um espetáculo que mistura arte e ciência, e cujo objetivo é difundir respeito e cidadania, além de despertar a curiosidade pelo saber. A apresentação aconteceu no auditório do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - UFTM.

Em 2016, a UFTM recebeu em 27 de novembro, na Praça da Concha Acústica, o Projeto Malabares da Universidade Federal do ABC – UFABC. A programação por parte da Fundação Cultural, da Prefeitura de Uberaba, contemplou também artes circenses e apresentação musical. A oficina da UFABC leva a prática de destrezas motrizes aplicadas aos malabares com 3, 4 e 5 bolinhas, 3 e 4 claves, passes entre dois malabaristas, e equilíbrio sobre monociclo, equilíbrio com bastão, equilíbrio com diabolô, perna de pau, equilíbrio sobre "slack-line" ou corda bamba, e equilíbrio com poi (fitas coloridas), tecido acrobático e Roda-Cyr (um bambolê que permite deixar um ser humano dentro).

O Corredor Cultural consiste numa ação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior da Região Sudeste – Forproex/Sudeste. É um projeto apoiado pelo Ministério da Cultura - MinC, e tem o intuito de integrar e compartilhar experiências culturais das universidades da Região Sudeste que aderiram a esse projeto, a exemplo da UFTM, num dos quatro eixos de circulação: Mostras e Exposições; Cursos e oficinas; Música e Artes da Cena.