Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
CONSU

UFTM concede título de Professor Emérito ao docente e pesquisador Hélio Moraes de Souza

Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2022, 20h50

Em cerimônia solene realizada no Auditório Esmeralda, nesta sexta-feira, 20 de maio, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizou a outorga do título de Professor Emérito ao docente e pesquisador Hélio Moraes de Souza. Compareceram ao evento o reitor, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, a vice-reitora da UFTM, professora Darlene Mara dos Santos Tavares, os membros do Conselho Universitário - Consu, servidores da Instituição, autoridades civis, amigos e familiares do homenageado.

 

A homenagem é uma honraria concedida mediante decisão do Conselho Universitário, conforme previsto no Estatuto da UFTM, em seu Artigo 52. É destinada aos professores ou pesquisadores aposentados que tenham se distinguido no ensino, na pesquisa ou na extensão universitária.

A outorga do título de Professor Emérito a Hélio Moraes de Souza foi deliberada em Reunião Ordinária do Conselho Universitário, realizada em 23 de novembro do ano de 2020, e oficializada pela Resolução nº 13 do Consu, de 17 de maio de 2021.

A proponente da homenagem, a professora Sheila Soares Silva, membro titular do Consu e ex-aluna do Professor Hélio Moraes, esteve presente na solenidade e realizou discurso ao homenageado. Ela destacou a dedicação do professor Hélio ao curso de Medicina durante 57 dos 69 anos de existência do curso, servindo de exemplo às novas gerações.

O mais novo Professor Emérito da UFTM, Hélio Moraes de Souza, durante a cerimônia, agradeceu à esposa, aos filhos e à UFTM. Além disso, enfatizou que enfrentar desafios e atender ao chamado da sociedade é um compromisso de todo ser social: “Se o homem vive em sociedade tem a obrigação de contribuir para o seu desenvolvimento”.

Já o reitor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, ao encerrar a sessão solene, agradeceu o relevante trabalho e a produtividade acadêmica e científica do Professor Hélio Moraes de Souza, tendo atuado com profunda dedicação e primor.

CONHEÇA A HISTÓRIA DO PROFESSOR EMÉRITO HÉLIO MORAES DE SOUZA

O professor Hélio Moraes de Souza ingressou como aluno no curso de Medicina, na então Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro, em 1966. No mesmo ano tornou-se voluntário do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia, do qual assumiu a responsabilidade em 1968.

Em 1970, tornou-se servidor. Como técnico atuou como responsável pelo banco de sangue e auxiliou na rotina do laboratório do hospital.

Seu interesse pela atividade científica iniciou-se precocemente, em 1967, ao observar a alta prevalência de sorologia positiva para doença de Chagas entre os doadores de sangue. Essa observação resultou em seu primeiro estudo, demonstrando que 16% dos doadores eram chagásicos.

Suas pesquisas em Doença de Chagas e Leishmaniose Transfusional, dentro da linha de pesquisa Segurança Transfusional, têm sido desenvolvidas ao longo de sua vida acadêmica, o que permitiu seu destaque nacional e internacional. A relevância dessas pesquisas é reconhecida pelo Ministério da Saúde, motivo pelo qual, vários trabalhos do pesquisador têm sido financiados por esse órgão. Além disso, desenvolveu três outras linhas de pesquisa: hemoglobinopatias, imunogenética em onco-hematologia e Covid-19.

Em 1973, tornou-se Professor Auxiliar de Ensino, percorrendo todos os degraus da carreira docente, chegando em 1997 a professor Titular por Concurso Público de Provas e Títulos, cargo que exerceu até 2014. Em 1980, concluiu seu mestrado em Medicina (Hematologia) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e, em 1985, o doutorado em Medicina (Hematologia) pela mesma universidade. Foi professor visitante na McMasterUniversity, no Canadá, de 1º de outubro de 1993 a 31 de março 1994.

Aposentado como Professor Titular da disciplina de Hematologia e Hemoterapia da UFTM de forma compulsória, continuou a prestar serviços a ela como Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas (HC/UFTM), até setembro de 2015, quando solicitou sua exoneração. A partir de então, tornou-se servidor voluntário por quatro anos. Em 2018, a disciplina solicitou uma vaga de professor visitante, o professor Hélio prestou o concurso em 2019, foi aprovado e exerceu o cargo até janeiro de 2020, voltando a atuar como professor voluntário até a presente data.

Durante sua trajetória na instituição, foi responsável pela estruturação da disciplina de Hematologia/Hemoterapia nos cursos de Medicina e Biomedicina, pela criação do Hemocentro Regional de Uberaba, das residências médicas em Hematologia e Hemoterapia Adulta e Pediátrica, implantou a Unidade Onco-Hematológica da UFTM e foi o responsável pelo credenciamento do Serviço de Transplante de Medula Óssea do HC/UFTM.

É professor do quadro permanente dos programas de pós-graduação em Ciências da Saúde e Medicina Tropical e Infectologia desde a criação. Durante sua vida acadêmica, participou de 344 eventos científicos, dos quais organizou e coordenou 27; orientou: 31 dissertações de mestrado, 11 teses de doutorado, 5 pós-doutorados e 31 trabalhos de iniciação científica. Publicou 122 artigos científicos em revistas de alto impacto e 21 capítulos de livros; participou de 27 bancas de concursos públicos, 56 dissertações de mestrado, 43 teses de doutorado e em dezenas de outras.

Realizou várias atividades administrativas, entre as quais ressaltamos a sua atuação como primeiro assessor de pesquisa da FMTM, superintendente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, diretor administrativo e financeiro da FUNEPU, diretor de pesquisa do Hospital de Clínicas (HC) da UFTM, gerente de Ensino e Pesquisa do HC, supervisor e coordenador dos programas de Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia e em Hematologia e Hemoterapia Pediátrica.

O professor Hélio Moraes de Souza atuou e ainda atua em diversos conselhos deliberativos,  entre os quais,  destacam-se: membro curador da Fundação Hemominas, membro do Colegiado de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFTM, membro da Câmara Técnica da Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) ,membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM, membro da Câmara Técnica de Hematologia e Hemoterapia do Conselho Federal de Medicina e membro do Conselho Universitário da UFTM. Tem também participação ativa à frente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, atuando como membro de sua diretoria de 2011 a 2021 e é membro permanente do seu Conselho Deliberativo. Foi ainda coordenador do Hemocentro Regional de Uberaba de 1990 a 1997 e do Programa Nacional de Sangue e Hemoderivados, no Ministério da Saúde e na ANVISA, respectivamente, de outubro de 1997 a dezembro de 1999 e de dezembro de 1999 a abril de 2001.

Atualmente é voluntário da disciplina de Hematologia, atuando em dois programas de pós-graduação: Ciências da Saúde e Medicina Tropical e Infectologia, tendo sob sua orientação alunos de iniciação cientifica, TCC, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Fotos: Elioenai Amuy e Marco Antônio Clemente/UFTM

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página