Extensão Universitária

UFTM participou da Caminhada da Luta Antimanicomial

Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2022, 13h24

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por meio do Programa de Extensão Territórios de Vida – Ter.Vida, participou da Caminhada da Luta Antimanicomial, que ocorreu na última quarta-feira, 18 de maio. Na caminhada, alunos e docentes de diversos cursos da Universidade participaram da histórica Caminhada da Luta Antimanicomial. O Dia Nacional de Luta pelos direitos das pessoas com transtornos mentais e em defesa do cuidado nos serviços comunitários é comemorado desde a década de 1990 no Brasil.

A Caminhada envolveu usuários dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS de Uberaba, familiares, trabalhadores, gestores e acadêmicos. O ponto de concentração foi o CAPS Maria Boneca, primeiro serviço comunitário de saúde mental do município. Na Praça Rui Barbosa ocorreram apresentações culturais de usuários e exposição artística.

A equipe do Programa de Extensão Territórios de Vida da UFTM participou da organização do evento com os diversos serviços da RAPS, Fundação Gregório Baremblitt e Diretoria de Atenção Psicossocial.

Como atividades preparatórias, foram realizadas oficinas de cartazes e de marcadores de livros com usuários do CAPS Maria Boneca, entregues aos participantes. No Centro Educacional da UFTM, foi instalada a exposição fotográfica “[Outros] Olhares sobre a Cidade”, que reúne a produção de usuários do CAPS durante o acompanhamento terapêutico.

Conforme os organizadores, o objetivo é, por meio da arte, construir novos olhares sobre a loucura, romper com estigmas e mobilizar a comunidade acadêmica em defesa dos direitos humanos. “É fundamental que nossa Universidade, como espaço de formação e construção da cidadania, apoie a luta em defesa de direitos humanos, pois a política de saúde mental e a defesa do cuidado em liberdade são o solo fértil para a atuação de novos futuros profissionais”, afirmou a coordenadora do Programa Ter.Vida, professora Rosimár Alves Querino, do Instituto de Ciências da Saúde - ICS.

O Programa Ter.Vida prepara nova exposição com acervo fotográfico das Caminhadas da Luta Antimanicomial. A comunidade pode participar enviando fotografia e contribuindo com a iniciativa por meio do formulário: https://forms.gle/pVeTzB9ZECsUhiTcA

Siga o Programa de Extensão no @instagram: @extensaotervida

Mais informações e eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelos e-mails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fotos: Programa Ter.Vida/UFTM