Extensão Universitária

Projeto de extensão fomenta reflexões sobre cidades e comunidades sustentáveis

Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2022, 15h14

Projeto de extensão denominado Cidades e Comunidades Sustentáveis, desenvolvido com o apoio e parceria dos departamentos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e de Matemática da UFTM; e do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS, coordenado pela professora Viviani Antunes Gomes Rodrigues, do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas – ICTE/UFTM, produziu uma série de vídeos e conteúdos  sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 “Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

O objetivo do projeto diante do ODS 11 é promover uma reflexão sobre os fatores relacionados por meio da produção e divulgação de conteúdos que abordem a sustentabilidade urbana nas suas dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural a fim de contribuir para uma nova consciência.

O público-alvo se direciona para alunos dos cursos de engenharia da UFTM e da UFMS, engenheiros e arquitetos, estudantes de outras universidade, gestores públicos e interessados nos temas em geral. Os diferentes temas abordados no projeto estão divididos a partir de quatro eixos: Gestão e políticas públicas, Planejamento Urbano e Transporte, Consumo e produção sustentáveis e Intervenção cidadã.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  - ODS

Em 2015, na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, foram aprovados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 objetivos que passam por metas para acabar com a fome até promover sociedades mais pacíficas e inclusivas, estabelecendo objetivos a serem alcançadas até 2030. Esses objetivos vêm como propostas para vencer os desafios ambientais, políticos e econômicos que os países enfrentam. Preveem ações para vencer a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade às pessoas.

As cidades são sistemas importantes para o crescimento econômico de qualquer país, no entanto podem provocar a degradação ambiental e o desequilíbrio entre as pessoas e o meio ambiente. A urbanização sem um planejamento adequado promoveu uma expansão urbana com problemas de poluição do ar, vulneráveis a enchentes, congestionamento do tráfego, com uma infraestrutura urbana inadequada e falta de serviços básicos, como abastecimento de água, saneamento e gestão de resíduos. O conceito de Cidade Sustentável envolve uma série de diretrizes que visam melhorar a gestão do espaço urbano e prepará-lo para as gerações futuras. A construção desses espaços urbanos a partir dos parâmetros de sustentabilidade passa pelo acesso a habitações seguras a custos razoáveis, melhoria dos assentamentos de favelas, investimentos em transporte públicos, destinação adequada do lixo, criação de espaços verdes e implementação de uma gestão urbana participativa.

ACESSE o canal do YouTube UNIVERSO DAS CIDADES , onde estão disponibilizados os materiais produzidos.

Mais informações poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Imagem/Arte: Orgs. projeto