Cursinho

Cursinho de Educação Popular da UFTM oferta 80 vagas para alunos de escolas públicas e seleciona acadêmicos extensionistas

Publicado: Sexta, 21 de Janeiro de 2022, 10h52

Foram publicados no início desta semana editais referentes ao Projeto Cursinho de Educação Popular – CEPOP, sendo o Edital nº 02, para processo seletivo simplificado para alunos interessados em participarem do cursinho; e o Edital nº 01, para selecionar acadêmicos de graduação ou pós-graduação para ministrarem aulas, coordenarem áreas do conhecimento definidas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC do Ensino Médio e atuarem nas áreas de Gestão Pedagógica/Administrativa e Recursos Humanos e Gestão de Comunicação/Eficiência de Processos.

Para ser aluno do CEPOP

Das 80 vagas para alunos do cursinho, é preciso se atentar para o fato de que 40 vagas serão para candidatos que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escola pública estadual, 10 vagas serão para candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou que estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio, ambos em escola pública federal, e 30 candidatos serão sorteados por meio de sorteio descrito no edital. Será aceita inscrição de candidato de escola particular, desde que comprove que foi beneficiado com bolsa integral nos anos cursados no Ensino Médio. O curso terá duração de  nove meses, de março a dezembro de 2022.

As inscrições poderão ser realizadas de 24 de janeiro a 12 de fevereiro de 2022, exclusivamente pelo sítio http://www.uftm.edu.br/editais-institucionais/cursinho-educacao-popular . O resultado final está previsto para 16 de fevereiro de 2022.

Para mais informações sobre critérios de classificação, desempate, documentação completa necessária para comprovação, interessados deverão ler na íntegra o EDITAL Nº 002/2022/CEFORES/2022/CEFORES-DOCENTES/CEFORES, documentação anexa e relacionada.

Para ser acadêmico extensionista no CEPOP

Para o acadêmico da UFTM que queira participar da execução do Projeto Cursinho de Educação Popular – CEPOP em 2022,  deverá estar matriculado em curso de graduação ou pós-graduação da UFTM, sendo vedada a inscrição de alunos com matrícula trancada e de candidatos matriculados no último período da respectiva graduação. O acadêmico também deverá ter disponibilidade de oito horas semanais para se dedicar ao projeto, em conformidade com a proposta de trabalho elaborada pela equipe coordenadora do projeto.

Ainda conforme o edital, há vagas para acadêmicos candidatos bolsistas, com bolsa de R$400,00 mensal durante nove meses, e para candidatos voluntários, sem bolsas. O acadêmico que executar atividades docentes durante todo o período de execução do projeto receberá certificado de 180 horas em até duas disciplinas.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 24 de janeiro ao dia 4 de fevereiro de 2022, exclusivamente pela internet pelo endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., observando-se os procedimentos descritos no edital .

Para mais informações sobre critérios de classificação e desempate, áreas de atuação, demais normas, prazos e procedimentos, acadêmicos interessados na participação no projeto de extensão deverão ler na íntegra o EDITAL Nº 001/2022/CEFORES/2022/CEFORES-DOCENTES/CEFORES , documentação anexa e relacionada.