Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Projeto de extensão debaterá sobre espaço da mulher na sociedade

Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 09h42

 

Projeto de extensão, coordenado pela docente da UFTM, Ana Paula Fernandes, do Departamento de Saúde Coletiva, e organizado pelo Diretório Acadêmico Gaspar Viana – DAGV, promoverá na próxima semana, nos dias 22 e 23 de outubro, o evento "Mulheridades em Debate".

Segundo os organizadores, o espaço para discussão e reflexão é importante, uma vez que o contexto atual está marcado pela inserção feminina no mercado de trabalho e o espaço da mulher na sociedade, pois, locais, antes tidos como exclusivamente masculinos, têm sido cada vez mais ocupados por mulheres, que muitas vezes precisam se esforçar mais do que os homens para alcançarem os mesmos cargos, enfrentando resistência social para comporem esses ambientes.

Ainda conforme os organizadores, “também é conhecido que, desde a década de 1980, a implementação de políticas públicas voltadas para a saúde da mulher proporcionou o aumento da qualidade de vida feminina. Porém, ainda hoje, as mulheres não são contempladas com equidade. À mulher está delegada a função do cuidar - da casa, dos filhos, dos pais, dos companheiros - e, muitas vezes, o cuidado com a sua saúde é focado apenas na questão reprodutiva, quando deveria ser mais amplo”.

Pensando nesses fatores, propôs-se o debate acerca dos papéis e valores relacionados ao gênero, à questão da mulher e como os indivíduos podem atuar no sentido de transformação da sociedade para que ela seja mais equânime. Sendo assim, a coordenação do evento e o Diretório Acadêmico Gaspar Vianna com suas colaboradoras discentes propõem a roda de conversa on-line “Mulheridades em Debate”, visto que a Gestão atual também homenageia a primeira mulher a se formar médica no Brasil, Rita Lobato, que foi uma militante feminista ativa em defesa do direito das mulheres.

No primeiro dia de debate, 22 de outubro, das 19h às 20h30, o tema será “A realidade da mulher em ambientes tradicionalmente masculinos”. No segundo dia, 23 de outubro, das 15h às 16h30, o tema será “Atendimentos à saúde da mulher: impactos e limites da atuação profissional e as percepções sobre o acesso em saúde”.

O link do Google Meet para assistir aos eventos será enviado para os inscritos que, segundo os organizadores, receberão certificado de participação de 4h. O evento é voltado para acadêmicos, profissionais da saúde ou de outras áreas e comunidade geral interessada.

As inscrições deverão ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/mulheridades_emdebate/

Mais informações poderão ser obtidas no  @Instagram do DAGV 

 

Imagem/foto/arte: orgs. evento

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página