Conheça o VLibras e aprenda como utilizá-lo

Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 13h46

O que é o VLibras?

Desenvolvido em uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), em conjunto com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras é uma Suíte que abrange um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web mais acessíveis para pessoas surdas (VLibras, 2019).

Funcionalidades do VLibras

Algumas funcionalidades da ferramenta incluem:

• A interpretação de textos selecionados em língua portuguesa para Libras;
  • Opções de avatar masculino ou feminino;
  • O ajuste da velocidade de interpretação de acordo com a necessidade do usuário;
  • O ajuste do tamanho da janela de exibição do avatar (intérprete) na tela;
  • A escolha entre a exibição ou não da legenda em português durante a interpretação de conteúdos.

O VLibras está disponível na versão para computadores/desktops com sistemas operacionais Windows e Linux, versão mobile para dispositivos com Android e IOS, como extensão de navegador para Chrome, Firefox e Safari e, ainda, como WidGet (o player do VLibras pode ser instalado diretamente no site) (VLibras 2019).

Se você deseja instalar essa ferramenta no seu computador, acesse o Manual de Instalação do VLibras para Windows ou o Manual de Instalação do VLibras para Linux. Caso deseje instalar o aplicativo para smartphone, baixe o VLibras para Android ou VLibras para IOS.

Como utilizar o VLibras no Google Chrome

Testamos a ferramenta em sua versão de extensão para Google Chrome e apresentamos, a seguir, um breve tutorial.

Para instalar a ferramenta no seu Google Chrome, acesse a página da extensão VLibras para Chrome e clique em “Usar no Chrome” e em seguida “Adicionar extensão”.

Após esse procedimento, o VLibras estará disponível na barra de extensões do seu navegador.

Para utilizar a ferramenta em uma página da web, basta selecionar uma palavra, frase ou parágrafo que está em língua portuguesa, clicar com o botão direito e escolher a opção “Traduzir… para LIBRAS”.

registrado em: ,