Internacionalização

Andifes lança Programa de Mobilidade Virtual Internacional e UFTM seleciona professores

Publicado: Quinta, 06 de Maio de 2021, 14h08

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior  - Andifes lançou o edital para a primeira edição do Programa de Mobilidade Virtual Internacional, com a oferta de cursos com duração de seis semanas por plataforma 100% digital.

Nessa fase, todas as universidades federais podem se inscrever para participar do programa. De acordo com o coordenador do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES  - CGRIFES, professor Waldenor Barros, a expectativa é de que nessa primeira chamada já sejam ofertados pelo menos 120 cursos. “Os cursos serão todos de curta duração – seis semanas, oferecidos virtualmente pelas universidades federais brasileiras para seus alunos, com 30% das vagas, e para os nossos parceiros internacionais 70% das vagas. Os cursos devem ser ofertados em inglês, francês, espanhol ou em qualquer outro idioma em que os professores sejam aptos e fluentes”, detalha.

Ainda segundo o professor Waldenor, os cursos serão gratuitos. “Pretendemos com essa ação iniciar um processo de mobilidade virtual que se expanda em um programa regular, sistemático e de maior porte. Neste primeiro momento, esperamos contribuir para a promoção da educação superior brasileira no exterior, dando visibilidade à qualidade da educação que nós oferecemos. Além disso, temos o propósito de iniciar ações em rede. Assim como nós temos a ação já iniciada pela Andifes com a Rede IsF de idiomas, temos interesse de cada vez mais trabalhar em sinergia com as universidades federais em rede”, enfatiza.

Segundo o edital, os cursos poderão ser ofertados em todas as áreas do conhecimento, desde que o conteúdo esteja relacionado com a temática “Brasil”, considerando um ou mais dos seguintes elementos, porém não se restringindo a eles: língua, cultura, economia, política, geografia, arte, música, culinária, arquitetura, história, materiais e insumos, fauna e flora, população, ciência, e/ou questões sociais brasileiras.

Docentes da UFTM interessados em ofertar disciplinas nos moldes estabelecidos pelo edital poderão apresentar suas propostas preenchendo e encaminhando o Formulário de Proposta de Curso para Mobilidade Virtual – Anexo I do Edital ao gabinete da reitoria pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 11 de maio de 2021. Em caso de aprovação das ofertas no edital, a Assessoria de Cooperação Internacional -  ACI será a responsável pela coordenação das ofertas.

Para mais  informações, leia na íntegra o EDITAL PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE MOBILIDADE VIRTUAL INTERNACIONAL ANDIFES

Eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fonte: Andifes (matéria original)