UFTM participa de lançamento de edição especial da revista Turma do ZEBUzinho

Publicado: Quinta, 06 de Maio de 2021, 10h36

Foi lançada hoje de manhã a 7ª edição da revista Turma do ZEBUzinho, em evento on-line, dentro da programação da 86ª ExpoZebu. A revista é produzida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu em parceria com a editora Bela Vista Cultural e Secretaria Municipal de Educação (Semed) e, nesta edição, tem o apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A publicação retrata personagens históricos, a arquitetura, os pioneiros, as fazendas, as importações, a criação da ABCZ, a educação, a cultura e a arte. E a 7ª edição é especial por comemorar os 200 anos de Uberaba. “Era para ter sido lançada no ano passado (2020), mas por causa da pandemia o evento foi adiado para 2021. A UFTM foi convidada para participar dessa edição, onde ganhou 8 páginas para contar sua história”, explicou Paula Cusinato, diretora do Departamento de Desenvolvimento Cultural (DDCult) -Proext/UFTM.

O DDCult abriu um concurso de redação com o tema "Uberaba 200 anos: a UFTM também faz parte dessa história", para os alunos de graduação da Universidade para selecionar dois textos. Os alunos vencedores, sob orientação da editora Bela Vista Cultural, contaram a história da UFTM nas páginas da revista. “O objetivo é mostrar a importância e relevância da Instituição para o município. A UFTM também se comprometeu com a impressão da revista que será distribuída para os alunos das escolas municipais e estaduais de Uberaba”, informou Paula.

O lançamento aconteceu às 9 horas, pela ABCZ TV, e contou com a participação do reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, do presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Junior, da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, do superintendente geral da ABCZ, Jairo Machado Borges Furtado, da secretária municipal de Educação, Sidneia Aparecida Zafalon Ferreira, da diretora pedagógica do Superintendência de Ensino de MG, Andreza Coelho, do presidente do Conselho Deliberativo do Museu do Zebu, Gustavo Laterza e do gerente do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo.

Imagens: ABCZ/TV