Observatório Covid-19

Observatório Covid-19 Uberaba divulga perfil epidemiológico dos casos notificados em fevereiro

Publicado: Sábado, 06 de Março de 2021, 11h43

O Observatório Covid-19 Uberaba, projeto de pesquisa da UFTM voltado para a análise técnica da evolução da Covid-19 no município, disponibilizou neste sábado, 6 de março, um boletim do perfil epidemiológico dos casos notificados de COVID-19 em fevereiro de 2021. De acordo com os dados, foi constatado que 50% dos casos registrados no mês foram entre pessoas com menos de 38 anos, e as mulheres foram as mais acometidas.

O projeto, integrado pelos professores Ronaldo Junio de Oliveira, MariângelaTorreglosa e Michelli Maldonado Carretero de Oliveira, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - Icene da UFTM, e também contando com a colaboração de discentes de iniciação científica e de pós-graduação da UFTM, tem se desdobrado para analisar e atualizar o site do Observatório Covid-19 Uberaba com gráficos e projeções sempre em tempo real.

De acordo com a professora Michelli Maldonado, que também integra o Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19 do município, no mês de fevereiro de 2021 houve um aumento significativo no número de casos na faixa etária de crianças e jovens. “A faixa etária de crianças e jovens, de 1 até 19 anos, representa 10% dos casos de COVID-19 notificados em fevereiro de 2021 na cidade de Uberaba. Foi a faixa etária com maior alteração em relação a meses anteriores. Crianças e jovens representavam apenas 4% dos casos em dezembro de 2020, configurando um aumento de 141% nesse último mês. Comparando com janeiro, o mês de fevereiro teve um aumento de 54% de casos entre essa faixa etária”, esclareceu a professora.

De acordo com os pesquisadores do Observatório Covid-19 Uberaba, uma das justificativas pode ser o retorno das aulas, já que em fevereiro muitas escolas iniciaram as aulas presenciais, aumentando assim a circulação de pessoas dessa faixa etária.

* A reprodução de matérias é autorizada, desde que contenha a assinatura 'C. Social/UFTM'.