Empreendedorismo

EJEET executa projeto de adequação elétrica no HC-UFTM

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 10h02

A Empresa Júnior de Engenharia Elétrica – EJEET/UFTM, em parceria com uma empresa de engenharia e construção de Uberaba, realizará no Hospital de Clínicas da UFTM um projeto para certificar que o hospital está seguindo a norma “ABNT NBR 5410:2004 Versão Corrigida: 2008 – Instalações elétricas de Baixa Tensão” e comporá um relatório técnico apontando eventuais inconformidades e, se for o caso, propor soluções.

O projeto visa levantar informações necessárias do local, identificar todos os equipamentos de ar-condicionado e seus quadros de distribuição, tanto de origem direta como indireta, fazer o tagueamento das unidades compressoras e evaporadoras, ou seja, emitir uma identidade para cada máquina, e fazer a verificação técnica de todas as características das instalações elétricas referentes aos equipamentos de climatização ambiente do HC.

Na realização do projeto, a Empresa Júnior contará com o auxílio da professora Juliane Cristina de Oliveira Fandi, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFTM, que será responsável por direcionar a execução na área de instalações elétricas e distribuição de energia elétrica. O projeto começou em fevereiro e tem previsão de entrega em maio deste ano.

Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e também tutor da EJEET, o professor Arnaldo J. P. Rosentino Jr. destaca a importância do projeto: “As empresas juniores da UFTM vêm fortalecendo suas ações no período de pandemia. Este projeto é de suma importância para garantir e ampliar a segurança das instalações elétricas do Hospital de Clínicas da UFTM, o qual tem sido uma importante referência no enfrentamento da pandemia de Covid-19 na cidade de Uberaba”.

"Quando nos foi apresentada a oportunidade de realizar esse serviço, nosso principal interesse era o impacto positivo para a região de Uberaba, pois afetaria um serviço de saúde que temos como indispensável, visto, o momento atual. Fora isso, como alunos, era uma oportunidade de aprendizado e crescimento extraordinário que agregaria muito a nossa vida acadêmica e profissional", relata a diretora presidente da Empresa Júnior, a discente Ranne Cecília Melo Mota, do curso de Engenharia Elétrica.

A Agência UFTM de Inovação é o órgão responsável da UFTM para gerir a política de inovação e incentivar o empreendedorismo, utilizando o conhecimento científico, tecnológico e cultural em benefício ao desenvolvimento. Além disso, administra o Núcleo de Empreendedorismo - Nuemp, responsável por disseminar e construir a cultura empreendedora na comunidade universitária, por meio de ações coordenadas junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Nesse órgão estão inseridas as empresas juniores, como a EJEET.

Fotos: Edmundo Gomide/UFTM