Cooperação

UFTM e Epamig celebram Acordo de Cooperação Técnica e Científica

Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2021, 09h33

Foi publicado nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, no Diário Oficial de Minas Gerais, um extrato de instrumento jurídico referente a um Acordo de Cooperação Técnica e Científica entre a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig. O Acordo tem como objetivo proporcionar a conjugação de esforços para a realização conjunta de atividades relacionadas à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico visando ao fortalecimento dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado), ministrados pela UFTM, e dos programas de pesquisa da Epamig.

O Acordo, assinado pelo professor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação substituto da UFTM, Thiago Henrique Barnabé Corrêa, e por Nilda de Fátima Ferreira Soares, presidente da Epamig, busca o desenvolvimento tecnológico dentro da área de abrangência das instituições mediante a utilização de recursos humanos e materiais disponíveis, e que possam ser utilizados em proveito da pesquisa agropecuária, contribuindo para o incremento e o desenvolvimento de uma série de atividades.

Conforme o acordo, a Epamig e a UFTM terão a obrigação de alocar mão de obra técnica especializada e de apoio, de estudantes, professores e pesquisadores para execução dos trabalhos; disponibilizar infraestrutura, laboratórios, equipamentos, máquinas, implementos e veículos necessários; elaborar relatórios conjuntos sobre o andamento dos trabalhos; empreender todos os esforços necessários para a boa consecução dos projetos, eventos e atividades planejadas; além de outras específicas para cada instituição.

O Acordo possibilitará a participação de professores e estudantes da UFTM em pesquisas desenvolvidas pela Epamig assim como a concessão de bolsas de iniciação científica em órgãos de fomento; a produção conjunta de livros e artigos científicos; a concessão de estágios curriculares obrigatórios a estudantes da UFTM; acordos de transferência de tecnologia; entre outros. O Acordo tem vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado ou alterado por meio de termo aditivo.

Aplicabilidade do Acordo

Segundo o professor Thiago Henrique Barnabé Corrêa, que será o coordenador do Acordo no âmbito da UFTM, há a intenção de criar uma Unidade Mista de Pesquisa - UMIP a partir da parceria visando à colaboração no âmbito da produção do conhecimento. Visa-se estimular e fortalecer as pesquisas que versam sobre os segmentos agrícola e agropecuário, criando oportunidades de integração e intercâmbio de experiências, com a criação de dois laboratórios: a) Laboratório de Bioenergia – LaBen e b) Laboratório de Biologia Evolutiva e Manejo de Pragas – LaBEMP. “É importante observar que, devido à relevância produtiva do Triângulo Mineiro, esses laboratórios vão ao encontro das necessidades da região, como o uso racional de recursos naturais, o estudo do impacto de intervenções ecológicas e o reaproveitamento de resíduos, por exemplo”, destacou Thiago.

À esquerda, Fernando Oliveira Franco (Epamig), e à direita, Thiago Henrique Barnabé Corrêa (UFTM)

Para o chefe geral da Epamig Oeste, Fernando Oliveira Franco, a assinatura do termo de cooperação com a UFTM foi um momento ímpar, pois possibilitará trazer a universidade para dentro do Campo Experimental Getúlio Vargas - CEGT. “Dois pontos devem ser ressaltados: o primeiro diz respeito à otimização de recursos públicos, haja vista que serão operacionalizados dois espaços que estavam ociosos no CEGT, que abrigarão laboratórios que farão parte de uma unidade mista de pesquisa e transferência de tecnologia; o segundo ponto diz respeito ao ganho intelectual e ao impulsionamento do desenvolvimento científico para a Epamig e a UFTM, nas áreas de entomologia e energias renováveis, sem falar que nossos pesquisadores passarão a ter possibilidades de participarem ativamente nos programas de ensino da UFTM, orientando alunos de graduação e pós-graduação, assim como, debaterão propostas para ampliação da parceria. Não podemos esquecer das possibilidades que surgem também para interações com o campus da UFTM em Iturama”, finalizou Fernando, externando agradecimentos à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG da UFTM.

Foto: Thiago H. B. Corrêa

* A reprodução de matérias é autorizada, desde que contenha a assinatura “C. Social/UFTM”.