Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações celebra 18 anos em 2020

Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2020, 15h25

Segundo apuração da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), mais de 600 mil teses e dissertações estão disponíveis sem nenhum custo em seu acervo digital. A BDTD reúne, em um só portal de busca, as teses e dissertações defendidas em instituições brasileiras de ensino e pesquisa. São mais de 120 instituições participantes da BDTD, públicas e privadas, de todas as regiões do Brasil. Em 2020, A BDTD completará 18 anos.

Para celebrar o aniversário da BDTD, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Ibict, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, realizará um evento especial para os gestores das instituições de ensino e pesquisa participantes da BDTD, no dia 10 de dezembro, às 9h30,  com a presença de cientistas  de relevante referência no meio acadêmico e científico.

O evento será exibido ao vivo no dia 10 de dezembro, a partir das 9h30, na página do Ibict no Youtube: https://www.youtube.com/user/IBICTbr.

SOBRE A BDTD

A BDTD integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos.

A BDTD contribui para o aumento de conteúdos de teses e dissertações brasileiras na internet, o que significa a maior visibilidade da produção científica nacional e a difusão de informações de interesse científico e tecnológico para a sociedade em geral. Além disso, a BDTD também proporciona maior visibilidade e governança do investimento realizado em programas de pós-graduação.

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações segue os preceitos da Iniciativa de Arquivos Abertos  - OAI, adotando assim, o modelo baseado em padrões de interoperabilidade. Assim, as instituições de ensino e pesquisa atuam como provedoras de dados e o Ibict opera como agregador: coleta os metadados das teses e dissertações dos provedores (instituições), fornece serviços de informação sobre esses metadados e os expõem para coleta para outros provedores de serviços. Importante destacar que a BDTD é também coletada pela Networked Digital Library of Theses and Dissertations  - NDLTD, que é a rede internacional que reúne teses e dissertações de todo o mundo.

SOBRE O IBICT

O Ibict, órgão nacional de informação, unidade de pesquisa do MCTI, realiza estudos no campo da ciência da informação e temas relacionados. Também oferece diversos serviços em tecnologia da informação à sociedade, além de incentivar e promover a produção científica brasileira.

Para conhecer a BDTD, acesse: https://bdtd.ibict.br

Fonte: Núcleo de Comunicação Social/Ibict

Assunto(s): Pesquisa , BDTD , 18 anos.