Abertura do Pibid e da Residência Pedagógica da UFTM ocorrerá na próxima semana

Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2020, 14h47

Na próxima quinta-feira, 3 de dezembro, às 15h, ocorrerá evento de abertura dos Programas Pibid e Residência Pedagógica da UFTM, com a palestra da pesquisadora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  - Capes, Fernanda Litvin Villas Bôas.

Com o tema "Diálogos entre Pibid e Residência Pedagógica na formação docente inicial", mediado pela professora da UFTM, Maria Eunice Vidal, a abordagem será no sentido de discutir o diálogo entre os dois programas da Capes, sobretudo no que se refere à formação docente inicial dos alunos dos cursos de licenciatura da UFTM. O evento ainda contará com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba.

Devido às circunstâncias atuais impostas pela pandemia de Covid-19, muitas ações envolvendo o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid e a Residência Pedagógica têm ocorrido de maneira remota. A Residência Pedagógica iniciou suas atividades de forma remota no início de outubro de 2020. O programa conta com cinco subprojetos: Língua Portuguesa, Biologia, Física, Química, História e Geografia. O Pibid iniciou suas atividades também de forma remota no início de novembro. O programa conta com dez núcleos/subprojetos: Ciências Biológicas Iturama, Ciências Biológicas Uberaba, Educação do Campo, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Química Iturama e Química Uberaba.

Os programas ainda informam que as atividades práticas dos subprojetos da Residência Pedagógica e do Pibid estão sendo conciliadas com as realidades de cada escola parceira durante a pandemia, não havendo uma metodologia única para sua realização. Em algumas escolas, tanto municipais quanto estaduais, as atividades práticas acontecem de forma remota nas plataformas adotadas pela própria escola. Outras escolas não utilizam recursos virtuais e os professores se encarregam de enviar atividades para os alunos realizarem em casa. Nesse último caso, os alunos de iniciação à docência e residentes da UFTM têm a possibilidade de contribuir com a preparação dessas atividades.

Alguns subprojetos ainda optaram pela organização e gravação de vídeo aulas como forma de regência remota e de contribuição com o ensino nas escolas. Futuramente, a ideia é de que todo o material produzido seja disponibilizado para as escolas. No âmbito da UFTM, as equipes estão organizando suas atividades e reuniões pelas plataformas Google Sala de Aula, Google Meet, além de WhatsApp, Drivers e One Drive.

O evento será transmitido pelo Youtube, no endereço: http://youtu.be/lNUTCPAgTTc . Haverá emissão de certificado para quem responder à lista de presença disponibilizada durante a transmissão, não havendo inscrição antecipada.