Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicação

Professor da UFTM, Aluizio Rosa Prata, está entre os cientistas mais influentes do mundo, de acordo com estudo norte-americano

Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 10h41

Professor Aluizio Rosa PrataO Plos Biology Journal, revista científica reconhecida internacionalmente, publicou em outubro banco de dados de um estudo da Universidade de Stanford (EUA), que fez a análise do ranking mundial de cientistas. Esse ranking elenca os 100 mil cientistas mais influentes do mundo de acordo com suas carreiras, segundo os bancos de dados utilizados, até 2019. Seiscentos (600) são do Brasil e entre eles está o pesquisador uberabense Aluizio Rosa Prata, falecido em maio de 2011. Médico laureado e professor universitário, foi reconhecido como um dos maiores especialistas do Brasil em doenças tropicais.

O estudo intitulado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” (Bancos de dados atualizados de indicadores padronizados de citações de autores científicos), analisou citações do banco de dados Scopus, que atualiza a posição dos cientistas em dois rankings: o impacto do pesquisador ao longo da carreira (Tabela-S6-career-2019) e o impacto do pesquisador em um único ano, nesse caso o ano de 2019 (Tabela-S7-singleyr-2019).

Aluizio Rosa Prata

O professor Aluizio Rosa Prata formou-se médico em 1945, pela Universidade Nacional do Rio de Janeiro, antiga “Universidade da Praia Vermelha”, atualmente UFRJ. Especializou-se em Medicina Tropical, tornando-se um dos maiores pesquisadores brasileiros em todos os tempos no assunto. Foi homenageado pelo seu trabalho tanto no Brasil quanto no exterior. Catedrático e livre docente da Universidade Federal da Bahia, titular da UnB, titular e doutor honoris causa da UFTM, também foi membro da Academia Nacional de Ciências e academias Mineira e Brasileira de Medicina, membro de diversas comissões da Organização Mundial de Saúde e da Organização Panamericana de Saúde. Foi professor visitante na Cornell University, nos Estados Unidos. Criou cursos de pós-graduação em Medicina em Brasília e em Uberaba. Fundou a Sociedade Latino Americana de Medicina Tropical e auxiliou na fundação da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, além de professor titular de Doenças Infecciosas e Parasitárias, foi diretor do curso de extensão universitária e coordenador do curso de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Infectologia, que ele mesmo iniciou. Trabalhou em regime de dedicação exclusiva como pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). A unidade da UFTM, localizada na Rua Vigário Carlos, 100, bairro Abadia, foi nomeada Centro de Pesquisa Aluízio Rosa Prata, em homenagem ao pesquisador.

O cientista passou a ser reconhecido como “Expert” em Medicina Tropical pela Organização Mundial da Saúde - OMS, com marcante participação entre os anos de 1968 e 2009, como Membro Titular do Comitê de Especialistas da OMS na cidade de Genebra (Suíça).  Aluizio Prata publicou mais de 400 artigos científicos, orientou mais de 50 mestrandos ou doutorandos, foi autor de inúmeros capítulos de livros, relatórios técnicos e trabalhos de extensão.

 

Fontes: Academia Brasileira de Ciências; Academia Brasileira de Medicina; Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Foto: acervo particular da família

* A matéria segue os dados oficiais disponibilizados pelo estudo publicado no PLOS Biology Journal, que relaciona as instituições dos cientistas conforme informações fornecidas por eles nos bancos de dados consultados. 

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página