Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Infraestrutura

Projeto de heliponto objetiva aumentar segurança e rapidez no atendimento de traumas

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 16h55

 

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em parceria com o Departamento de Engenharia da UFTM, projetou a construção de uma edificação de quatro andares, apta a receber pousos de helicóptero junto à entrada do Pronto Socorro Adulto. A iniciativa visa a reduzir o tempo de operação de pousos e decolagens de aeronaves de resgate e salvamento, dinamizando, com maior segurança, o acesso ao interior do hospital. 
 
Numa iniciativa da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - Adesg -, em parceria com 26 entidades comerciais, industriais e civis de Uberaba, foi criado em outubro um Grupo de Trabalho para discutir a necessidade de um heliponto próximo ao Hospital. Esse grupo concluiu que, para viabilizar a instalação, seria necessário utilizar uma das vias da Avenida Frei Paulino. 

Imagem: Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar HC-UFTM
Imagem: Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar HC-UFTM


A proposta de ocupação de parte da via para esse fim foi apresentada à Reitoria da UFTM, em reunião com a Superintendência do HC e o Corpo de Bombeiros, no dia 3 de novembro. Com aprovação da Universidade e do Hospital, a proposta foi discutida na Prefeitura de Uberaba, nos dias 4 e 5, e apresentada aos demais parceiros envolvidos, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - Fiemg -, Regional Vale do Rio Grande, no dia 11, com presença do prefeito Paulo Piau. Por unanimidade, a proposta foi aprovada pelos presentes.  
 
De acordo com o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do HC, Luiz Humberto Camilo, a transferência dos pousos para uma área com acesso direto ao Pronto Socorro aumenta a oportunidade de sobrevida para vítimas de acidentes, violência e pacientes com agravo da saúde de maneira geral. Atualmente, as aterrissagens acontecem de forma improvisada no campo de futebol do Uberaba Tênis Clube, em área ao lado do HC. 
 
Camilo detalha que o projeto avançaria sobre uma das faixas da avenida, e com a cessão de uma das vias da Avenida Frei Paulino, o HC passaria a ter cerca de 3,2 mil m² a mais para futuras ampliações, de modo a aumentar a segurança e a comodidade de acesso para ambulâncias e usuários do serviço de saúde. Parte do primeiro andar da edificação também aumentaria o conforto daqueles que aguardam por atendimento no Pronto Socorro, proporcionando espera em local coberto e protegido, com total infraestrutura.
 
“O trecho a ser utilizado não prejudicaria o trânsito local de forma significativa, pois parte da via a ser cedida já é majoritariamente utilizada somente para acesso ao Hospital. E os quatros andares podem ser, posteriormente, equipados para aumentar a capacidade de atendimento assistencial do HC e melhorar o conforto para os profissionais”, Camilo afirma, ressaltando que a nova edificação é necessária, pois a estrutura hospitalar hoje existente não suportaria o peso do heliponto, nem ofereceria fácil acesso, a partir deste, ao interior da instituição.

O Hospital aguarda a elaboração, por parte da Prefeitura, do Projeto de Lei de cessão de área, que precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores para que seja dada continuidade ao projeto.  

 
Fonte: Unidade de Comunicação HC-UFTM
0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página