UFTM abre processo seletivo para ingresso de Refugiados em Cursos de Graduação

Publicado: Segunda, 26 de Dezembro de 2016, 08h46

Foram disponibilizadas 36 vagas adicionais para o primeiro semestre letivo de 2017 nos cursos de Graduação oferecidos pela instituição nas cidades de Uberaba e Iturama.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro–UFTM torna público o processo de seleção para preenchimento de vagas adicionais em cursos de graduação presencial para o primeiro semestre de 2017. O processo será destinado a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e que comprovem a situação de Refugiado, por meio de atestado emitido pelo Comitê Nacional para os Refugiados – Conare.

A inscrição para o processo seletivo ocorrerá no período de 9 a 13 de janeiro de 2017. O candidato deverá preencher o Formulário de Inscrição, disponível no site da UFTM e enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. os seguintes documentos: atestado de comprovação da situação de refugiado emitido pelo Conare; documento comprobatório de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, acompanhado de Parecer de Equivalência emitido pela Secretaria de Estado de Educação, caso os estudos tenham sido realizados fora do Brasil; e documento de identificação.

A equipe da Divisão de Processo Seletivo Discente reforça que quando não for possível a apresentação de documentos comprobatórios de escolaridade, será permitida a comprovação por outros meios de prova em direito permitidos, inclusive mediante atestado fornecido pelo Conare, em conformidade com os artigos 43 e 44 da Lei 9.474/97.  Após a conferência dos dados da inscrição e da documentação enviada, a equipe da Divisão de Processo Seletivo Discente enviará, no e-mail fornecido no preenchimento da ficha de inscrição, a confirmação do recebimento da documentação e o número de inscrição do candidato.

Processo de Seleção

A seleção simplificada consistirá da realização de uma Prova de Redação, em Língua Portuguesa, elaborada, aplicada e corrigida por comissão designada pela Pró-Reitoria de Ensino. A Prova será aplicada no dia 19 de janeiro de 2017, às 14 horas, em Uberaba, na unidade Praça Manoel Terra, Bairro Abadia.

O resultado da seleção será divulgado por número de inscrição no dia 30 de janeiro de 2017. As aulas terão início em conformidade com o Calendário Acadêmico de 2017.

Os cursos, turnos de funcionamento, vagas e modalidades estão representados no quadro abaixo:

Campus Uberaba

CURSO