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Pedagogia a distância

Pedagogia a distância da UFTM recebe 2.368 inscrições

Publicado: Quarta, 12 de Agosto de 2020, 16h08

Com 2.368 inscrições recebidas, o curso de Licenciatura em Pedagogia a distância vem ampliar ainda mais as ações em torno da modalidade de Educação a Distância – EaD na UFTM. Os dados foram repassados pela Divisão de Processos Seletivos Discentes – DPSD, da Pró-Reitoria de Ensino – Proens e comprovam o sucesso do processo seletivo do curso que será o primeira oferta de graduação a distância pela UFTM.

Ao todo serão ofertadas 200 vagas em cinco polos. A UFTM alcançará novos territórios. Serão 40 vagas por polo. O curso de Pedagogia a distância contará com alunos nas cidades de Araxá, Ituiutaba, Franca, Jales e Uberaba.

Para o reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, a grande quantidade de inscritos demonstra que a universidade mais uma vez atende a uma demanda da comunidade. “O curso de Pedagogia a distância vem agregar um conjunto substancial de valores à UFTM, sobretudo quanto ao compromisso da formação de professores e à democratização do acesso à educação superior de qualidade”, destacou.

Segundo a Pró-Reitoria de Ensino – Proens, o processo de construção e criação do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade EaD foi colegiado, envolvendo docentes, servidores técnico-administrativos e a comunidade externa à UFTM, com participação de diversos municípios. A proposta foi aprovada em 2016 no Conselho Universitário -  Consu e o Projeto Pedagógico foi aprovado em 2018 no Conselho de Ensino  - Coens.

 

DA CRIAÇÃO

Segundo dados disponibilizados pela Proens, o documento com a proposta de criação do curso foi elaborado por uma equipe multidisciplinar, composta por professores dos departamentos de Educação e História, vinculados ao Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais – Ielachs, e do Departamento em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas Naturais e Educação - Icene. Também participaram ativamente técnicos em assuntos educacionais e pedagogos do Centro de Educação a Distância - CEaD e da Divisão de Apoio Técnico Pedagógico  - DATP, da Proens.

A equipe inicial de elaboração da proposta foi composta pelas professoras Norma Lucia da Silva, Rogéria Moreira Rezende Isobe e Neide Borges Pedrosa (ex-UFTM). Posteriormente passou a contar com a colaboração dos professores Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Daniervelin Renata Marques Pereira (ex-UFTM) e, por fim, com a professora Adriana Maimone Aguillar, atual coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia. O professor José Lucas Pedreira Bueno, atual coordenador adjunto a Universidade Aberta do Brasil - UAB, a pedagoga Jacqueline Oliveira Lima e a técnica em assuntos educacionais Iracema Eliza de Vasconcellos Moreira (ex-UFTM) também se juntaram, na ocasião, à equipe de elaboração.

Ainda conforme a Proens, o curso também vem ao encontro de uma demanda social do município de Uberaba e região que, ao constatarem que o percentual de professores da Educação Infantil sem diploma de nível superior era muito alto, levantaram a necessidade de um curso de graduação em Pedagogia para atender a demanda de formação de professores.  

DO CURSO

Inicialmente a proposta de criação do curso de Pedagogia era na modalidade presencial. Por restrições estruturais e orçamentárias, não pôde ser levada adiante. Diante disso, a Proens optou pela elaboração, em paralelo ao anseio do curso presencial, de proposta do curso de Pedagogia a distância. Além da possibilidade de financiamento pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil  - UAB, o curso a distância seria mais viável.

Na ocasião, houve ações de busca de recursos financeiros junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  - Capes, por meio da submissão, em 2018, do Projeto Pedagógico do Curso ao Edital 5/2018 - Chamada para articulação de cursos superiores na modalidade EaD - no âmbito do Programa UAB – com o objetivo de conseguir o financiamento necessário para desenvolver as atividades do curso.

A previsão do início das atividades do curso era, num primeiro momento, para o ano de 2019, entretanto, por restrições orçamentárias, o curso de Licenciatura em Pedagogia a distância teve seu início adiado para o segundo semestre de 2020.

Com a pandemia da COVID-19, que desde março desse ano mudou completamente o cenário de trabalho na Universidade, o início das atividades do curso foi postergado novamente pois, pela impossibilidade de realizar o processo seletivo simplificado presencialmente, por exemplo, o início do curso poderia ser adiado mais uma vez ou até cancelado. Com o  envolvimento intenso de setores da Proens, com o apoio da Proace, foi possível realizar um modelo de processo seletivo,  por meio de análise classificatória no histórico do Ensino Médio, com matrícula e análise socioeconômica totalmente on-line. Tudo isso possibilitará, em tempo hábil, o início das atividades ainda no mês de setembro de 2020.

DA EXPECTATIVA

Quanto à Licenciatura em Pedagogia a distância na UFTM, para o pró-reitor de Ensino da UFTM, professor Wagner Roberto Batista, “o curso inicia suas atividades provocando reflexões e quebras de paradigmas, antes intransponíveis para os nossos cursos de graduação que, obrigatoriamente, tinham que ser na modalidade presencial”.

Professor Wagner lembra que, com a pandemia, a universidade optou pelo debate, reviu conceitos e escolheu, dentro das atuais condições, oferecer um ensino remoto dentro do chamado Período Suplementar Emergencial, que, segundo ele, serve de experimentação ou vivência para um projeto maior de ensino de qualidade e a distância. Observou que o número expressivo de candidatos ao curso mostra a quantidade de pessoas interessadas em buscar uma nova profissão ou qualificar-se mais com um diploma de curso superior.

O pró-reitor de Ensino afirma ainda que a realidade do curso de Licenciatura em Pedagogia perpassa pelos limites geográficos do Triângulo Mineiro, apresentando demandas e expectativas para uma UFTM não menos humana, mas, mais digital, favorecendo, nesse sentido, maior acesso aos seus cursos. “Sentimos que caminhamos aos novos rumos em passos firmes, oferecendo um curso desbravador de graduação na modalidade a distância, com muita responsabilidade e comprometimento profissional, em que se pese, com a chancela da UFTM”, finaliza o professor Wagner.

 

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