Ensino

Estão abertas as inscrições do Pibid para licenciaturas - inscrições prorrogadas

Publicado: Quarta, 12 de Agosto de 2020, 09h04

A Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência divulga processo seletivo de discentes que estejam matriculados em cursos de licenciatura da UFTM, campi Uberaba e Iturama, para formação de cadastro reserva, por subprojeto, visando ao futuro preenchimento de bolsas disponíveis, condicionado à aprovação e à liberação de cotas de bolsas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. As inscrições terminam dia 25 de agosto de 2020. São 144 vagas de bolsas de iniciação a docência (ID) e 36 vagas de voluntários de ID.

O Pibid é um programa da Capes que compõe uma das ações integradas à Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação  - MEC e visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES.

O candidato à bolsa deverá efetuar sua inscrição com o preenchimento de formulário e envio de documentação. As inscrições e carta de motivação deverão ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdXukTRjVA4oMUJFm6fDWy26_Pv7JIXCitl0muPkgUb2QaYpg/viewform

O processo seletivo é composto por etapas diferenciadas: análise do histórico, análise da carta de motivação (redação enviada junto ao formulário de inscrição) e análise do currículo da Plataforma Capes da Educação Básica.

Cronograma

A lista com as inscrições homologadas será divulgada no dia 27 de agosto na página de editais do Pibid da UFTM. O candidato deverá acompanhar essas comunicações na página do edital: http://www.uftm.edu.br/editais-institucionais/pibid-programa-institucional-de-iniciacao-adocencia/editais-em-andamento.

Os interessados poderão obter mais informações sobre o edital pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

* texto alterado e republicado em 20 de agosto de 2020.