Semec promove série de debates sobre escravatura em projeto com Angola

Publicado: Quinta, 06 de Agosto de 2020, 08h16

O Serviço de Mídia e Extensão - Semec, do Departamento de Desenvolvimento Cultural da PROEXT/UFTM, desenvolverá um ciclo de debates sobre a história da escravatura, que acontecerá todas as sextas-feiras do mês de agosto. O evento será transmitido pelo canal no Youtube da Rádio nas Nuvens da UFTM.

O Projeto "Brasil/Angola: Conhecendo a História da Escravatura" tem por objetivo, além do debate, conhecer mais sobre a história da escravatura, discutir e delinear novos pontos de pesquisa, com base em informações e documentos apresentados durante as discussões.

Estão envolvidos no projeto parceiros e entidades de Angola e Brasil. Entre eles, estão em Uberaba, o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial – Compri, o Arquivo Público, a Fundação Cultural de Uberaba, a Academia de Letras do Triângulo Mineiro e a Àáfin Osumare, entidade que dá assistência a mulheres negras. De Angola, também participam a Universidade Agostinho Neto, a Academia Angolana de Letras, a Faculdade Independente de Angola, a Rádio Nacional de Angola, o Museu Nacional da Escravatura, o Grupo Bakongo e Plano B, entidade cultural e de arte do país.

A abertura dos debates será dia 7 de agosto, das 16 às 18 horas, horário de Brasília. No horário de Angola, será das 20 às 22 horas. O horário foi escolhido de forma a beneficiar os dois países, em função do fuso horário. Na primeira transmissão, foram convidados a participar da conversa sobre a importância de conhecer mais sobre a escravatura o reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo; o representante do governo angolano, Benjamim Mayingue Sabi Alexandre, adido cultural adjunto da embaixada de Angola; o reitor da Faculdade Independente de Angola, Filipe Silvino de Pina Zau;  a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maria Abadia Vieira da Cruz; o jornalista Arlindo João Carlos Isabel, porta-voz da Universidade Agostinho Neto (UAN); e o historiador e arquivista João Eurípedes Araújo, do Arquivo Público de Uberaba. O debate será mediado pela produtora cultural da UFTM, Aparecida Rosário de Oliveira Silva.

O Projeto “Brasil/Angola: Conhecendo a História da Escravatura” nasceu da iniciativa e entendimentos com historiadores e pesquisadores do Brasil e de Angola.  Os debates visam obter respostas a cerca da escravatura envolvendo esses países.

Pesquisadores, historiadores, escritores, comunidade afro-descendente, estudantes e simpatizantes devem se inscrever para participar por meio do preenchimento de formulário eletrônico. Haverá certificado para quem participar. O link do canal da Rádio é: https://www.youtube.com/watch?v=xSavupam65Q&feature=youtu.be

Acesse o formulário para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfRDzWcHBfW2QrA9WHhUwfqfeiZIGxfcA9sKyci0S8QlxzbAA/viewform?vc=0&c=0&w=1&usp=mail_form_link

Para mais informações, acesse a página do evento nas redes sociais: