UFTM institui Comitê de Segurança Institucional

Publicado: Terça, 04 de Agosto de 2020, 10h28

Diante das necessidades de aprimoramento de ações integradas de segurança institucional, da participação da comunidade na discussão sobre as questões da segurança universitária e  do estabelecimento, manutenção e gestão da Política de Segurança Institucional da UFTM, foi instituído o Comitê de Segurança Institucional – CSI da UFTM nessa segunda-feira, dia 3 de agosto, pela Resolução nº 27, do Reitor da UFTM.

A finalidade do Comitê é dirimir, coletivamente, sobre  aspectos de segurança no âmbito e no entorno da UFTM, além de propor e encaminhar diretrizes acerca da Política de Segurança Institucional, subsidiando, inclusive, o processo de tomada de decisão. O CSI será apoiado pela Prefeitura Universitária e pelo Departamento de Serviços e Logísca – DSL para implementação de ações de caráter operacional relativos à questão da segurança no âmbito da UFTM.

O Comitê será composto por docentes, técnicos administrativos, discentes e membro da comunidade civil,  sendo presidido pelo chefe de gabinete. Poderão ainda ser constituídos Grupos de Trabalho a fim de viabilizar as ações do CSI,  com o objetivo de assessorá-lo, propondo recomendações, alinhando interesses e contribuindo na execução dos trabalhos. O  CSI também poderá convocar servidores ou receber pessoas externas à UFTM que detenham informações relevantes ou cujos assuntos constem da pauta de discussão e sejam pertinentes à sua área de atuação.

Entre as  competências do CSI estão estabelecer as linhas de planejamento para tipos específicos de segurança; planejar e sistematizar os procedimentos relativos à segurança da comunidade universitária, autoridades e de pessoas que pelos seus prédios transitem, e das instalações físicas, materiais e equipamentos, com apoio das unidades competentes; programar a aquisição de veículos, quando viável, e equipamentos de segurança que possibilitem o desempenho das atividades institucionais de forma eficiente e eficaz, inclusive equipamentos específicos contra atentados; entre outras.

Conheça o Comitê de Segurança Institucional

Assunto(s): Segurança , Comitê , CSI