UFTM participa de livro da Sociedade Brasileira de Anatomia

Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 14h37

Professores Fernando Seiji da Silva,  Daniel Ventura Dias e o técnico em Anatomia e Necropsia,  Felipe Gonçalves Nabuco, do Laboratório de Anatomia do Departamento de Biologia Estrutural  do Instituto de Ciências Biológicas e Naturais - ICBN da UFTM, participaram com publicação de pesquisas no livro “Técnicas Anatômicas”, lançado dia 31 de julho pela Sociedade Brasileira de Anatomia – SBA em comemoração ao dia do anatomista.

O livro foi organizado pelos professores Andrea Oxley, Henrique Barros e Valéria Fazan, todos da diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Anatomia e será disponibilizado muito em breve pela SBA.

O capítulo “Técnica de injeção e corrosão: angiotécnicas” é de autoria de Fernando Seiji da Silva (UFTM), Luiz Fernando Takase  (UFSCar) e Daniel Ventura Dias (UFTM). O capítulo “Montagem de Esqueleto de pequenos animais” é de autoria de Caio Biasi (UFBA) e Felipe Gonçalves Nabuco (UFTM).

Segundo o professor Fernando Seiji,  o livro é de reconhecida e sustentável qualidade técnica,  aplicável para todos os professores, técnicos e alunos que atuam na área da anatomia. As técnicas descritas no livro servem para a preparação de espécimes para análises morfométricas e filogenéticas, sendo utilizadas também para fins didáticos e montagem de peças de museus e exposições.

A foto da capa, segundo os organizadores, é uma obra de arte à parte. Refere-se à peça  "Princípio da vida", que  está em exposição no acervo do Museu de Ciências da Vida - UFES, ao qual pertence. A fotografia e plastinação são do professor  Athelson Stefanon Bittencourt (UFES) e a dissecção foi feita pelo professor José Alberto Barreira Sarmento (1954-2015), professor de Neuroanatomia da UFES e exímio dissecador.

Assista à Transmissão do Lançamento

Conheça a Sociedade Brasileira de Anatomia