Projeto de extensão faz campanha de estímulo ao consumo de frutas e verduras

Publicado: Quinta, 23 de Abril de 2020, 16h11

Departamento de Nutrição e Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFTM, por meio do Serviço de Mídia em Extensão e Cultura do Departamento de Desenvolvimento Cultural, fazem campanha com o objetivo de estimular o consumo de frutas e verduras, as quais são essenciais ao bom funcionamento do organismo nas diferentes faixas etárias, uma vez que fornecem vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos.

Lançada nas redes sociais da UFTM, a Campanha incentiva o consumo de frutas e verduras e retribui os participantes com o e-book, que traz os “10 Benefícios e Dicas de se incluir as frutas e verduras na alimentação. A publicação integra o projeto de extensão “Mais Nutrição & Saúde”, que foi iniciado no segundo semestre de 2019, mas se “encaixa” no momento atual de saúde pública que a população brasileira enfrenta,  afirma a professora Renata Damião, do Departamento de Nutrição.

A ideia da Campanha nasceu da preocupação frente à atual pandemia do Covid-19 que o mundo está enfrentando. “Vários estudos epidemiológicos nutricionais, nacionais e internacionais, tem apontado sobre o baixo consumo de frutas e verduras em diferentes faixas etárias. Por outro lado, outros estudos apontam que o baixo consumo pode estar envolvido a carências nutricionais (falta que vitaminas/minerais, além das fibras) as quais são indispensáveis para a saúde geral e sistema imunológico. Assim, a ideia neste momento não foi dar destaque a uma vitamina e mineral específicos, mas sim, estimular o consumo”, destaca.

Como nutricionista e professora da área de Saúde Coletiva no Departamento de Nutrição na Instituição, “minha preocupação é incentivar o maior número possível de indivíduos da comunidade interna e externa a refletir e incluir as frutas e as verduras no dia a dia. Não somente no período de quarentena, mas quem sabe, passe a ser um hábito”, afirma Renata Damião.

E-book

A elaboração do e-book, que surgiu das atividades desenvolvidas no projeto de extensão, contou com a participação de alunos do curso de Graduação em Nutrição da UFTM e de profissionais de saúde da Estratégia da Saúde da Família Santa Teresinha da Unidade Matricial de Saúde Valdemar Hial Júnior - UMS, vinculada à Secretaria de Saúde de Uberaba.

Para se chegar no conteúdo descrito no e-book, foram necessárias várias revisões a qual coordenei e acompanhei os alunos, relata a professora Renata. “Inicialmente o conteúdo foi compilado em um material educativo que utilizamos em várias ações educativas na sala de espera da Unidade Matricial de Saúde Valdemar Hial Júnior. Mas, tínhamos a intenção de disponibilizar para a comunidade, assim, de forma criativa, elaboramos o e-book, o qual as pessoas podem consultar sempre que necessário”.

Projeto Mais Nutrição & Saúde

Com o objetivo geral de promover ações educativas aos usuários da UMS Valdemar Hial Júnior e nos locais que a Estratégia de Saúde da Família Santa Teresinha atua tais como: escolas, creches e grupos comunitários, e integrar os discentes da UFTM do curso de graduação em Nutrição na área de Saúde Coletiva, o Projeto desenvolve dinâmicas educativas semanalmente de acordo com as demandas identificadas. Além disso, os alunos são estimulados a desenvolverem diversos materiais educativos e um deles foi o e-book.

A Campanha

A expectativa da Campanha, segundo Renata Damião, “é que os indivíduos reflitam, sejam estimulados/encorajados e coloquem em prática os “10 Benefícios e Dicas de se incluir as frutas e verduras na alimentação” contidas no e-book. E deixa um recado: “Além disso, não esqueça, o primeiro passo depende de você. Por isso, motive-se e mude as suas atitudes com a alimentação. Com certeza todo sucesso será para você e seus entes queridos”.

Para participar da Campanha e ganhar o e-book, basta acessar https://www.instagram.com/p/B_NTjv1pW6i/, compartilhar o post, postar uma foto ou selfie da fruta que você comeu e marcar o @uftmcultral e mais três amigos.