Cead esclarece sobre oferta de cursos em 2020

Publicado: Terça, 31 de Março de 2020, 17h01

O Centro de Educação a Distância - Cead da UFTM, que tem três cursos aprovados para início de 2020, esclarece sobre a situação das atividades diante da situação emergencial da Covid-19, que se instalou no país.

Segundo o coordenador do Cead, Breno Lopes Molina, o Ciência é 10!, curso de Especialização em Ensino de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental, com a previsão para começar no dia 30 de março, teve seu início prorrogado para agosto, conforme determinação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, por meio do Ofício Circular nº 10/2020-CPCF/CGPC/DED/CAPES .

A suspensão deve-se à metodologia do curso que é voltada para aplicação nas aulas de ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e como as escolas estão com as aulas suspensas, a Comissão Técnica e Pedagógica do Curso de Especialização em Ensino de Ciências, Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é Dez", decidiu pelo adiamento do curso nas instituições que ainda não haviam iniciado as aulas.

Todos os alunos do "Ciência é Dez" da UFTM foram comunicados da suspensão das atividades, esclarece o coordenador do Cead.

Já a especialização em Pedagogia Universitária foi mantida, e teve início no último dia 28, com aula inaugural transmitida para mais de 100 alunos. “As atividades do curso serão realizadas em sua maioria virtualmente, sendo que as de intervenção no ensino superior estão previstas para o final do Curso. Dessa forma, a Coordenação do Curso,  com o Cead, decidiu por manter a oferta, adaptando os encontros presenciais para atividades on-line”, esclarece.

Quanto ao Curso de Licenciatura em Pedagogia a distância, será mantida a previsão de início em julho deste ano. Ainda serão realizados os processos seletivos para contratar professores e tutores, bem como a seleção para ingresso dos alunos que, caso sejam mantidas as restrições da situação emergencial da Covid-19, deverá ocorrer de forma que não envolva provas presenciais.