Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Coronavírus

Medidas de prevenção ao coronavírus na UFTM

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 18h35

Desde o início do semestre letivo, a gestão da UFTM, em parceria com o HC-UFTM, vem adotando medidas para levar orientações à comunidade universitária sobre ações de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19). Na última quarta-feira, 11, a Organização Mundial de Saúde – OMS declarou que há uma pandemia do novo coronavírus em curso.  Embora nenhum caso suspeito tenha sido identificado nos campi da UFTM, a gestão realizou uma reunião na tarde desta sexta-feira, 13, na qual foram definidas novas ações visando à prevenção contra a proliferação da doença. 

A UFTM criou um comitê institucional de enfrentamento que será composto por membros da gestão e por especialistas da área de saúde. 

Na UFTM, circula  um grande número de pessoas, entre estudantes, servidores públicos e terceirizados, além da comunidade que frequenta os espaços na instituição. Por enquanto, a recomendação do Ministério da Saúde é que sejam adotadas atividades educativas e de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus. Até o momento, aulas e demais atividades estão mantidas. 

A pandemia exige de todos compromisso com a saúde pública e, por isso, cuidados individuais e coletivos devem ser observados. É importante a difusão de informações e orientações de forma correta para evitar a negligência e o pânico desnecessário. 

Servidores e alunos 

Membros da comunidade que tenham chegado de viagem de áreas de risco devem comunicar seu retorno.

Alunos nessa situação deverão procurar a coordenação do curso via e-mail institucional disponível nas páginas de cada curso.

Servidores nessa situação deverão entrar em contato  com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  para obterem as informações necessárias e orientações quanto aos procedimentos da Instrução Normativa Nº 19, de 12 de março de 2020 e da Instrução Normativa Nº 20, de 13 de março de 2020.

Os servidores técnico-administrativos, docentes, estudantes e visitantes que vierem de viagens internacionais, a serviço ou por motivação particular, deverão executar suas atividades remotamente até o décimo quarto dia contado da data de entrada no país. 

 

Medidas preventivas - Aplicativo Coronavírus SUS

Pessoas com sintomas de doenças respiratórias devem procurar diretamente as unidades básicas de saúde, que estão devidamente preparadas para receber e avaliar cada caso. O Ministério da Saúde lançou um aplicativo para iOS e Android com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita. O aplicativo permite ainda tirar dúvidas sobre sintomas, prevenção e outras informações relevantes.  Acesse a página: https://www.gov.br/pt-br/apps/coronavirus-sus

Confira o material informativo produzido pelo Ministério da Saúde:

 

 

 

 

 

 

A gestão da UFTM está atenta, agindo para a proteção da comunidade. Novas medidas serão periodicamente informadas para a comunidade pelo comitê institucional baseado nos novos desdobramentos sobre o tema.  

 

Mais informações: 

Vídeo  - Prevenção - Lavar as mãos

Coronavírus - O que você precisa saber - Playlist 

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página