lançamento de livro

Livro "Políticas públicas para a formação de professores: impactos e desafios" será lançado no Centro Educacional

Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 15h52

No dia 4 de março, às 16h, será lançado o livro “Políticas públicas para a formação de professores: impactos e desafios”, momento em que haverá também conversa com os autores. O evento ocorrerá no  Centro Educacional da UFTM, na Av. Getúlio Guaritá, 159, sala 308. O livro foi organizado pelas professoras Marinalva Vieira Barbosa e Natalia Aparecida Morato Fernandes e lançado pela Editora Mercado de Letras. Reúne artigos de docentes pesquisadores da UFTM, UFPA, UFRN, UFSB, UFU e UNEB. Trata-se de uma obra com reflexões e análises sobre programas oficiais lançados pelo governo federal em anos anteriores, entre eles Parfor, Profletras, Educação a Distância (EaD), Pnaic e Pibid, que  são as políticas oficiais voltadas para docência e sua formação que se tornaram objeto de análises dos pesquisadores.

No caso do Pibid, analisado por um grupo de docentes da UFTM, o que está publicado na obra é resultado de um projeto de pesquisa realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig, no período de 2014 a 2017, nas escolas públicas de Uberaba. O tema, pela sua complexidade, é abordado por pesquisadores de várias áreas. De acordo com as organizadoras, a pesquisa, o ensino e a formação de professores na universidade contemporânea demandam a realização de trabalhos norteados pela perspectiva colaborativa, norteados pela multiplicidade de olhares e compreensões.