Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Alunos

UFTM realiza recepção de calouros

Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 10h59

A UFTM divulga programação de recepção de calouros do primeiro semestre de 2020. No campus sede, em Uberaba, será no dia 3 de março, às 9 horas, no Auditório Turmalina, na rua Vigário Carlos, 100, bairro Abadia. No campus de Iturama, acontecerá no dia 6 de março, às 18 horas, no Auditório do CREA, na rua Goiás, 941, bairro Centro.

Programação em Uberaba

O grupo de teatro da UFTM Porta Laranja abrirá o evento com uma peça teatral, que será seguida da apresentação de um vídeo institucional. A mesa de abertura contará com as presenças do reitor,  Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, da vice-reitora,  Darlene Mara dos Santos Tavares, do pró-reitor de Ensino, Wagner Roberto Batista, do pró-reitor de Extensão Universitária,  Fabrício Anibal Corradini, de um representante do Diretório Central dos Estudantes e da pró-reitora de Assuntos Motivacionais, Dona Biscoitilda, personagem do servidor Elioenai Amuy.

Após as declarações dos componentes da mesa, Dona Biscoitilda realizará uma performance de mapeamento da sala. Em seguida,  a diretora do Departamento de Desenvolvimento Cultural,  Paula Cusinato, apresentará o setor de cultura da UFTM. O evento será encerrado com uma apresentação musical.

O projeto social Cheirosinho, da Associação de Voluntários do Hospital de Clínicas - AVHC, irá arrecadar dos presentes, na porta de entrada, sabonetes, pastas e escovas de dentes para doação aos atendidos.

Programação em Iturama

A Pró-Reitoria de Ensino – Proens abrirá o evento com a palestra “Direitos e deveres dos alunos – Regulamento de Graduação” e, em seguida, um representante do Departamento de Registro e Controle Acadêmico – DRCA falará sobre o funcionamento do Sistema Acadêmico - Siscad. A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis - Proace apresentará o Programa de Assistência Estudantil.

O grupo Porta Laranja se apresentará em seguida e os presentes assistirão a um vídeo institucional. A mesa de abertura contará com a presença dos mesmos componentes da mesa de Uberaba, com exceção da vice-reitora. A Dona Biscoitilda dará uma palestra posteriormente e o Departamento de Desenvolvimento se apresentará. Uma performance musical encerrará o evento.

Acesse as páginas da UFTM nas redes sociais: @uftmsocial

Trote é proibido

A  Proace reforça à comunidade universitária e aos ingressantes que o trote na UFTM é proibido, dentro e fora do âmbito da Universidade, conforme previsto na Resolução nº 4, de 13 de maio de 2013, que trata das diretrizes para a Semana de Acolhida e Proibição do Trote na UFTM.

Ainda, com base no Regimento Geral da UFTM, Título IX, art. 176 a 186, que trata do Regime Disciplinar Discente, e no Regulamento dos Cursos de Graduação, Seção III, art. 274 a 282, é "proibido qualquer tipo de manifestação estudantil que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade, e que nessa condição afete a imagem da comunidade universitária". Também é "proibida a utilização nos diversos espaços da Universidade de quaisquer adereços, tais como placas com nomes e/ou apelidos, chapéus, camisetas ou demais itens do vestuário com dizeres pejorativos ou que se reportem ao 'trote', bem como dizeres grafados no próprio corpo de alunos".

Conforme previsto no artigo 4º da Resolução, "o registro de queixas e denúncias de qualquer tipo de manifestação estudantil que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora do âmbito da Universidade, e que nessa condição afete a imagem da comunidade universitária deverá ser feito à Comissão Disciplinar Discente que avaliará os casos e, seguindo o disposto no Regime Disciplinar, Seção III do Regulamento de Cursos de Graduação e o Regime Disciplinar Discente do Regimento Geral da UFTM (art. 176 ao art. 186), sugerirá ao reitor as sanções disciplinares a serem aplicadas".

A Proace ainda reforça que, de acordo com os editais que regem a concessão de auxílios a estudantes, poderá ocorrer o desligamento do aluno do Programa de Auxílios, “por prática de atos não condizentes com o ambiente universitário, nos termos da disciplina própria da instituição”. 

Assim, a Proace reforça que qualquer pessoa da comunidade interna e externa da Universidade pode formalizar denúncia nesse caso e solicita, então, aos alunos veteranos e/ou a quem quer que seja, que acatem as determinações da UFTM, em relação aos trotes, para evitar transtornos futuros.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Recepção de calouros ,
Fim do conteúdo da página