Feira de Profissões da UFTM deve receber cerca de 5 mil visitantes

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 17h18

Um evento que tem por razão de ser a divulgação da universidade e dos cursos nela oferecidos, a Feira de Profissões da UFTM, iniciada na manhã desta quarta-feira, 23, reuniu em um único espaço os cursos, projetos e programas desenvolvidos na instituição e ainda proporcionou a estudantes da região a possibilidade de tirarem dúvidas sobre as áreas de atuação de diversos cursos técnicos e de graduação. A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas visitem a UFTM até o dia 24, em Uberaba, e conheçam o trabalho desenvolvido na UFTM.

A Feira de Profissões é realizada pela Pró-Reitoria de Ensino da UFTM e este ano foi inserida na programação da  5ª Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFTM. De acordo com os organizadores do evento, foram montados 34 estandes, com equipes dos cursos de graduação da UFTM, cursos técnicos dos Cefores, programas e projetos de ensino, empresas juniores e ligas acadêmicas. Ainda de acordo com a organização, foram convidadas escolas de ensino médio da cidade. Um ônibus da UFTM foi disponibilizado para auxiliar no transporte de estudantes de algumas escolas públicas da cidade até o evento.

De acordo com o pró-reitor de ensino, Wagner Roberto Batista, a expectativa é divulgar a universidade e mostrar as possibilidades que a UFTM oferece para a comunidade. “Este ano a Feira de Profissões foi inserida em um contexto de uma semana de intensas atividades na instituição.  A Feira de Profissões tem por razão de ser a divulgação da universidade, dos cursos que nós ofertamos. Dentro desse contexto, nós também inserimos na Feira um espaço para os programas que nós desenvolvemos. Temos PET, PIBID, Residência Pedagógica, as Ligas acadêmicas, então é uma participação intensa e praticamente completa de toda a universidade em um esforço de divulgar o que a UFTM pode oferecer para os estudantes que estão nessa fase de escolha da sua vocação para uma profissão”, completou o pró-reitor.

Professor Arli e alunos da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes

O professor da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, Arli José dos Santos, trouxe seus alunos para visitar a Feira. Para ele, o evento é uma forma de motivar os estudantes. “É uma possibilidade de dar uma aula diferente, chamamos de aula de campo, então aqui estamos estudando, e dando para os alunos uma oportunidade de conhecerem futuras profissões, de trazer para eles essa curiosidade sobre as profissões. É uma forma também de motivar os alunos. Gostei muito da diversidade de trabalhos apresentados e sempre que tivermos a oportunidade temos que proporcionar aos alunos essas experiências”, acrescentou o professor.

Aluno do Curso de Engenharia Ambiental da UFTM, apresentou trabalho da Liga Empreendedora Universitária de Uberaba

O estudante do Curso de Engenharia Ambiental da UFTM, Raul Henrique Galassi Padovam, aproveitou o espaço para apresentar o trabalho desenvolvido pela Liga Empreendedora Universitária de Uberaba, que conta com a participação de alunos das universidades da região. Para ele, a Feira proporciona mostrar o que é desenvolvido na universidade e também mostra que o empreendedorismo tem seu espaço na universidade.

A Feira de Profissões na UFTM em Uberaba acontece até o dia 24. Em Iturama, o evento será realizado no dia 25. Serão montados estandes dos cursos de Agronomia, e Licenciatura em Química e Ciências Biológicas, oferecidos pela UFTM. O evento será realizado das 8h às 11h, das 14h às 17h, e das 19h às 21h, na Avenida Rio Paranaíba, 1229.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM