Dia C da Ciência aproxima UFTM e comunidade

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 16h23

As atividades do Dia C da Ciência acontecem hoje, concomitantemente à Jiepe na UFTM. O Dia C une a população e a universidade com a proposta de mostrar como o conhecimento produzido nas instituições de ensino superior pode mudar a vida das pessoas. Universidades e os Institutos Tecnológicos Federais, além de formar recursos humanos qualificados, também são responsáveis pela produção de aproximadamente 90% do conhecimento científico no Brasil.

Em sintonia com as instituições de ensino superior do país, a UFTM realiza mais uma edição do Dia C da Ciência, uma mobilização nacional do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação - Foprop.

Servidores e acadêmicos da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFTM organizaram o evento desta quarta-feira com o tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”.

Dia C da Ciência na UFTM

A solenidade de abertura do evento começou de manhã com uma apresentação musical no auditório Turmalina, seguida da composição da mesa de honra com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Carlo de Oliveira, o pró-reitor de Ensino, Wagner Batista, o pró-reitor de Extensão Universitária, Fabrício Corradini, a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Sandra Eleutério Martins, a gerente de Atenção em Saúde do HC, Rosekeila Nomelini e a representante da Superintendência Regional de Educação, professora Andreza Araújo Coelho.

Após pronunciamentos da mesa, o aluno do curso de Engenharia Ambiental, Felipe Iori, apresentou a Liga Acadêmica da qual faz parte, Assessoria de Eventos Sustentáveis - Ases.

A cerimônia de abertura foi encerrada com a palestra da professora Bruna Lopes Coelho, do curso de Engenharia Ambiental, intitulada “Living Lab: o campus universitário como laboratório vivo para sustentabilidade”.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, o Dia C da Ciência é uma iniciativa de mobilização nacional que tem como proposta aproximar a população na tentativa de mostrar como o conhecimento produzido nas universidades é aplicado de maneira a mudar positivamente a vida das pessoas. "Dada a tradição e responsabilidade desse evento e das instituições de ensino superior do país, a UFTM não pode ficar fora dessa atividade. A UFTM é uma instituição em que grande parte dos seus alunos, técnicos administrativos e professores são oriundos do Triângulo Mineiro e esses atores tem feito um excelente trabalho desde a sua fundação. Nada mais justo que a sociedade entre em contato com tudo que é produzido e realizado aqui de maneira a perceber o quanto a nossa instituição é importante para a estabilidade e crescimento da cidade e do Triângulo Mineiro.”

Atividades interativas

Para divulgar o que a UFTM tem realizado no campo da pesquisa, foram  programadas exposições e atividades a serem desenvolvidas para a comunidade em seus diferentes espaços educativos da Instituição em Uberaba - no Centro Educacional, no Auditório Turmalina, no Museu da Memória Viva e nos arredores do HC-UFTM e na Praça Rui Barbosa.

Ricardo Vicente Ferreira, professor do curso de Geografia, fez uma demonstração de geotecnologia usada na disciplina Sensoreamento Remoto. Aos olhos dos alunos do oitavo ano da Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, o professor manipulou o drone e revelou funções que vão além de fotografar a paisagem, mas também serve para mapeamento da superfície. "Temos feito no curso de Geografia levantamentos sobre incêndios florestais aqui na cidade, estudos sobre áreas de conservação e de preservação ambiental, sobretudo na bacia do Rio Uberaba. Esse contato com os alunos é fundamental para eles enxergarem que a Geografia não é apenas aquela do livro didático, da sala de aula ou laboratório na universidade, mas que está próxima do cotidiano deles."

Leonardo, de camiseta branca, observa o drone

Leonardo Gontijo, aluno da escola, disse que foi a primeira vez que teve contato pessoalmente com um equipamento como o drone. "Achei interessante o mecanismo. Eu já gosto de eletrônica e informática. Então ver de perto o equipamento me fez pensar na possibilidade de ter uma profissão nessa área. Esse contato foi uma boa oportunidade que tive aqui na UFTM. Você vai além do que aprende na escola".

A Praça Rui Barbosa, no Centro de Uberaba, também foi uma das áreas de atuação de acadêmicos da UFTM. Eles foram até a população para apresentar a ciência desenvolvida na Universidade.

Dia C da Ciência na praça Rui Barbosa

Quarteirão da Ciência

Alunos da graduação e pós-graduação foram às ruas, ao redor da UFTM, para convidar a população para entrar, conhecer e entender o que é feito na Universidade. A atividade foi intitulada "Quarteirão da Ciência". João Pelegrini, aluno do curso de Engenharia Ambiental, apresenta um dos projetos desenvolvidos na UFTM: a composteira. O objetivo do projeto é tratar os resíduos do Restaurante Universitário na Univerdecidade e transformá-los em adubo sólido e líquido. O resíduo total é reduzido em 40%. "Eu acho que esse contato direto com a comunidade é uma forma bonita de mostrar que a UFTM, assim como as universidades federais, funcionam para desenvolver tanto o conhecimento quanto projetos que são para benefício da sociedade. É nossa retribuição".

Iturama

Em Iturama, as atividades foram realizadas na Rua Goiás, nº 941, no centro da cidade. O evento foi voltado a estudantes do 1º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de Iturama e região.

Na programação, foram seis palestras sobre o tema "Ciências", de uma forma geral. Também houve apresentações de painéis e foram montados estandes. Foram apresentados oito projetos, todos na área de ciências em geral, abrangendo essencialmente os cursos da UFTM de Iturama, como Química, Biologia e Agronomia.

Fotos: Elioenai Amuy e Paula Madureira/UFTM