Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Ensino, Pesquisa e Extensão

Começam as apresentações de trabalhos na Jiepe

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 15h19

 

Foi aberta ontem à noite a 5º Jornada Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão - Jiepe da UFTM, com uma apresentação musical de alunos da Instituição, no auditório Turmalina, instalado no Centro de Pesquisa Aluízio Rosa Prata.

Em seguida, falaram sobre o evento os convidados que compuseram a mesa de honra: o pró-reitor de Ensino da UFTM, professor Wagner Roberto Batista, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Carlo José Freire de Oliveira, o pró-reitor de Extensão Universitária, professor Fabrício Anibal Corradini, o gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital das Clínicas, professor Jair Sindra Virtuoso Junior e o presidente da Funepu, professor José Eduardo dos Reis Félix.

Como o tema deste ano é “O papel da universidade frente a sustentabilidade ambiental: caminhos para a preservação ambiental”, o assessor especial  da reitoria, Antônio Luiz Veneu Jordão, ministrou na sequência palestra de encerramento sobre “Desenvolvimento Sustentável”.

Apresentação de trabalhos

Hoje e amanhã serão realizadas durante todo o dia as apresentações de trabalhos inscritos na Jornada, nas dependências do Centro Educacional da UFTM. A Comissão Avaliadora do CNPq estará hoje à tarde e à noite na UFTM para avaliar os projetos de iniciação científica fomentados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, como uma exigência do próprio órgão de fomento. São oito avaliadores externos de Uberlândia e Ribeirão Preto. Ao final, eles se reunirão para dar um retorno sobre o evento e o Programa de pesquisa.

Ensino

Nesta 5ª JIEPE, na área do Ensino serão apresentados 155 trabalhos, sendo 141 resumos em Uberaba e 14 em Iturama. Estes trabalhos resultam das atividades e ações desenvolvidas nos Programas de Monitoria, de Educação Tutorial (PET), de Iniciação à Docência (PIBID), de Residência Pedagógica (RP) e demais estágios, entre outras.

Aluna apresenta projeto de Ensino
Marina Travizan, aluna da Fisioterapia, apresenta projeto do Ensino: "Satisfação dos alunos na monitoria de Recursos Terapêutico I do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

 

De forma geral, o total de trabalhos apresentados na JIEPE 2019 representa um crescimento de 36,9% dos projetos e programas de Ensino da UFTM, quando comparados com dados de 2018. Para o pró-reitor de Ensino, Wagner Batista, “estes números refletem as melhorias constantes que a área de Ensino vem apresentando, bem como sua consolidação enquanto ente dissociado de um processo mecânico programado, executado e finalizado. O ensino é muito mais que isso e, neste contexto, estamos avançando. A integração do Ensino, com a Pesquisa e a Extensão, dentro do caráter indissociável, permite aos nossos discentes uma formação de qualidade ímpar com inúmeras vivências, seja no campo dos espaços formativos, nas articulações com Programas, no desenvolvimento de projetos, entre outros”.

Pesquisa

Na área de Pesquisa, serão apresentados 391 projetos de iniciação científica, entre eles 35 são de Iturama. Recebem fomento do Pibic CNPq 73 da graduação e 5 do ensino médio, 150 recebem recursos do BIC Fapemig, 20 do BIC Jr. Fapemig, 27 do PIBIC UFTM, 12 do PIP CNPq e Fapemig e 104 não têm bolsa. O Hospital de Clínicas da UFTM apresenta 38 trabalhos. A soma total é de 429 projetos de iniciação científica.

Aluno da Medicina apresenta projeto de Pesquisa
Adair Rosa Jr., aluno da Medicina, apresenta projeto de pesquisa: " Sequenciamento multilocus de cepas de paracoccidioides spp isolados de pacientes com paracoccidioidomicose na região do Triângulo Mineiro"

 

"O ponto central da JIEPE, e que me encanta, é a participação direta dos estudantes de graduação na construção do conhecimento no ambiente universitário. São estudantes absorvendo conhecimentos já consolidados e gerando ou rediscutindo novos conhecimentos, sejam eles provenientes de projetos de pesquisa científicas e tecnológicas, atividades de extensão ou de programas de ensino. Ainda, posso afirmar que excelentes trabalhos, que são diversos, estão sendo desenvolvidos por esses estudantes e eles são resultado de muita dedicação, superação, atividade formativa e pessoal e vontade de melhorar o seu mundo e o mundo de todos a sua volta", afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Carlo Oliveira.

Extensão Universitária

Nessa edição do evento, são 180 trabalhos de Extensão Universitária, nas sete grandes áreas do conhecimento: comunicação, cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção.

Aluna da Psicologia apresenta trabalho de Extensão
Ana Júlia Ribeiro, aluna da Psicologia, representando o grupo da Psicologia, Medicina e Terapia Ocupacional,apresenta projeto de Extensão: " Territórios de vida: Saúde Mental e inserção comunitária: (Re) Inserção comunitária nos territórios, acompanhamento terapêutico e cuidado psicossocial"

 

De acordo com o pró-reitor de Extensão Universitária, Fabrício Corradini, a extensão tem um papel grandioso não só por ser o elo com a sociedade e a ela levar os conhecimentos de ensino e pesquisa, mas a partir deles produzir novos conhecimentos que enriqueçam a formação do discente com experiências transdisciplinares e multiprofissional. "É o discente tornando protagonista na sua trajetória acadêmica. Outro papel da extensão na sociedade é estimular a autonomia das comunidades. Para isso é necessário diminuir a lacuna, aproximando a universidade com a sociedade, o discente-especialista com os saberes populares em todas as suas interfaces geográficas, culturais e religiosas. Esse movimento, enriquecedor, projeta a transformação social de um modelo emancipador do conhecimento".

Realizada anualmente, o objetivo da Jiepe é apresentar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas, as atividades de extensão e os programas de ensino, e assim, estimular o processo educativo por meio da integração deste tripé que norteia a Universidade. Nos dias 24 e 25, a programação será realizada no Campus Universitário de Iturama.

 Fotos: Elioenai Amuy e Marco Clemente/UFTM

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página