Pronera

Estudantes de Agronomia da UFTM pelo Pronera apresentam experiências

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 10h08
Os estudantes do curso de Agronomia promovido pelo Incra e pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por meio do Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária - Pronera, encerraram o terceiro período letivo com a realização do III Seminário “Os agrônomos que queremos formar”, ocorrido de 7 a 9 de agosto, no Campus de Iturama. O evento foi uma iniciativa da UFTM e teve como objetivo apresentar a instituição de ensino ao Incra e fomentar o desenvolvimento de competências e habilidades nos futuros agrônomos para que possam se preparar para trabalharem em projetos disponibilizados pela autarquia que demandem assistência técnica.

Foto: Divulgação/Incra

Na ocasião, também foi realizada a I Mostra Pronera, uma contribuição do curso de Agronomia para a juventude rural com ênfase na sucessão familiar, com relatos de casos sobre as experiências dos estudantes obtidas durante as práticas no campo.

A formação em Agronomia é direcionada para o público do Pronera: jovens e adultos de assentamentos criados e reconhecidos pelo Incra, quilombolas e trabalhadores acampados cadastrados na autarquia, e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNFC. A turma conta com 44 alunos matriculados. O curso de nível superior é a primeira experiência na área pelo Pronera em Minas Gerais.

Avaliação

Segundo a coordenadora pedagógica do curso pela UFTM, Luci Aparecida Souza Borges de Faria, o curso “tem sido uma oportunidade para pessoas de dez estados (Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Piauí, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) das mais diferentes regiões, trazerem experiências acadêmicas, culturais e troca de conhecimentos da prática para aliar-se ao conhecimento científico”.